Análise de artigos que enfatizam questões relacionadas ao projeto politico-pedagógico na educação básica : um estudo a partir do banco de periódicos da CAPES
Resumo
Resumo : Este trabalho tem como objetivo central realizar um mapeamento das características de 12 artigos, presentes no banco de periódicos da Capes em 2014, que apresentam o termo projeto político-pedagógico em seus resumos, títulos e/ou palavras-chave trazendo discussões sobre essa temática na educação básica. A partir de sua leitura integral e criteriosa procura-se detectar traços comuns e/ou diferenciadores entre os artigos, visando aprofundar o conhecimento que se tem a respeito de como questões relacionadas ao projeto político-pedagógico aparecem enfocadas em parte significativa da bibliografia que trata do tema na educação básica. Destaca-se a baixa produção acadêmica com ênfase em questões relacionadas ao projeto político-pedagógico voltada para educação básica, fato que se contrapõe aos discursos que pontuam esse instrumento como essencial e norteador nas instituições escolares. Complementarmente, dentre outros, constatase a ausência de autores com produções específicas na temática ‘projeto políticopedagógico’, assim como a ispersão em relação aos autores citados nos artigos. Outro dado a destacar é que a maioria desses artigos (8 entre um total de 12 artigos) foi produzida no campo da Política Educacional, algo que se constata seja pela explicitação de alguns autores, seja pela análise das palavras-chave ou dos temas centrais existentes em cada artigo.
Collections
- Licenciatura [217]