Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBranco, Veronica, 1947-
dc.contributor.authorPereira, Amanda Tracz
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.date.accessioned2016-02-16T15:12:00Z
dc.date.available2016-02-16T15:12:00Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/41024
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Veronica Branco
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação : Teoria e Prática de Ensino. Defesa: Curitiba, 20/07/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 127-130
dc.description.abstractResumo: Este estudo relata pesquisa-ação realizada com alunos da rede municipal de Curitiba. O trabalho considerou os estudos voltados à alfabetização com embasamento teórico nas áreas da Psicologia da Educação e da Línguística. Os principais teóricos utilizados foram: Ferreiro (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Teberosky (1995), Teberosky e Colomer (2003) Halliday (1998), Morais (2012), Cagliari (1994; 1998). O principal objetivo foi estudar os níveis de escrita dos alunos de uma turma de 1º ano de ensino fundamental em aplicação de atividades sequenciadas de oralidade, leitura e escrita. Realizou-se uma microanálise das condições iniciais dos alunos, bem como um acompanhamento da evolução dos níveis de conhecimento após a intervenção. O trabalho apresenta, também, análises das atividades propostas as quais podem auxiliar professores alfabetizadores na escolha de metodologias e no acompanhamento dos avanços dos alunos no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. Palavras-chave: Alfabetização. Oralidade. Leitura e Escrita.
dc.description.abstractAbstract: This study reports an action-research conducted with students from public elementary schools of Curitiba. The studies about literacy with theoretical background in the fiels of Educational Psychology and Linguistics were considered in this research. The main theoretical references are: Ferreiro (2001), Ferreiro and Teberosky (1999), Teberosky (1995), Teberosky and Colomer (2003) Halliday (1998), Morais (2012), Cagliari (1994; 1998). The action-research main goal was to study the levels of writing of first grade students from Primary Education during the application of orality, reading and writing sequenced activities. A microanalysis of the initial conditions of the students was held, as well as monitoring the improvement in levels of knowledge after the intervention. It also presents analysis of proposed activities that can help literacy teachers in the process of choosing methodologies and in monitoring the progress of students in the alphabetic writing system process acquisition. Keywords: Literacy; Orality; Reading and Writing
dc.format.extent146 f. : tabs., algumas color., grafs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleOralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples