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dc.contributor.advisorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.contributor.authorPaula, Rubian Mara de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-02-03T16:16:32Z
dc.date.available2016-02-03T16:16:32Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40925
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 104-117
dc.description.abstractResumo: O objetivo da pesquisa foi compreender a organização dos currículos da Educação Infantil de municípios do Paraná. Para isto foi realizada a caracterização do currículo da Educação Infantil no Brasil, com base em teóricos da Educação Infantil (Abramovay e Kramer, 1987; Amorim, 1986; Aquino e Vasconcellos, 2005; Assis, 1987; Deheinzelin, 1994; Jobim e Souza, 1984; Kramer, 1982, 1986, 1991; Kuhlmann, 1999; Lopes e Sobral, 2014; Rosemberg, 2002; Spodek e Brown, 1998), em documentos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC). Realizou-se também um levantamento de estudos sobre a concepção de currículo, bem como sobre os processos de elaboração, planejamento, execução e avaliação do currículo da Educação Infantil em estudos científicos e em documentos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC). Os procedimentos metodológicos utilizados foram questionários com questões abertas e a análise documental de dez currículos da Educação Infantil de municípios do Paraná. A análise baseou-se num roteiro construído com base em Kramer (1999) e nos documentos do Ministério da Educação (MEC): Brasil (1996b, 2009a). Concluiu-se no estudo que, a partir da segunda metade da década de 2000, houve um fortalecimento no processo de constituição do currículo para a Educação Infantil, caracterizado pela ampliação nas publicações de documentos normativos e oficiais, assim como de estudos científicos relacionados ao tema. Também foi possível verificar que a maioria dos currículos analisados utiliza na escrita de seus textos de fundamentação as concepções teóricas e metodológicas orientadas pelas DCNEI's (2009). Mas, essas concepções, muitas vezes, não são consideradas na organização da ação educativa, a qual ainda está relacionada à organização do Ensino Fundamental e às áreas do desenvolvimento da criança. Assim, é possível afirmar que a fundamentação teórico-metodológica da maioria dos currículos não é coerente com a organização da ação educativa proposta. Palavras-chave: Educação Infantil. Currículo. Ação educativa.
dc.description.abstractAbstract: This research aim was to understand the childhood education curriculum's organization in the cities of the Paraná State. Therefore it was realized the characterization of the Brazilian childhood education, using as theoretical framework the works of (Abramovay; Kramer, 1987; Amorim, 1986; Aquino and Vasconcellos, 2005; Assis, 1987; Deheinzelin, 1994; Jobim and Souza, 1984; Kramer, 1982, 1986, 1991; Kuhlmann, 1999; Lopes and Sobral, 2014; Rosemberg, 2002; Spodek and Brown, 1998), as well as official documents of the National Education Council (CNE - Conselho Nacional de Educação) and the Ministry of Education (MEC - Ministério da Educação). It also had been held an investigation of the scientific studies and CNE's and MEC's official documents about the conception of scholar curriculum, as well as about its development process, planning, execution, and evaluation. It was used as methodological procedure questionnaires with open answers and the analyses of ten scholar curriculums, from ten cities in the Paraná State. The analyses was founded in a script which takes as base Kramer (1999) and MEC's documents: Brasil (1996b, 2009a). The research has concluded that since the late years of the 2000 decade, there had been a reinforcement of the curriculum's formation for childhood education, featured by the extension of normative and official documents publication, as well as the scientific researches about the theme. It has also been noticeable that most of the curriculums analyzed are written based on the theoretical and methodological conceptions proposed by the DCNEI's (2009). However, these conceptions oftentimes are not considered at the organization of the educative practice, which one is still related to the basic education and the children's development. Thus, it is possible to claim that the theoretical and methodological foundation of the most of the scholar curriculums are not coherent with the organization of the educative practice proposal. Key Words: Childhood education. Scholar Curriculum. Educative practice.
dc.format.extent139 f. : tabs., algumas color., grafs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleO currículo da educação infantil de Municípios do Paraná - Brasil : análise de documentos para educação de crianças pequenas
dc.typeDissertação


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