• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A infoinclusão de alunos surdos na educação de jovens e adultos utilizando o aplicativo Hand Talk em sala de aula

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ELENIRA APARECIDA PASCHUINI.pdf (2.104Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Paschuini, Elenira Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa: Teoria e Prática de Ensino na Educação Básica, com eixo de pesquisa em Tecnologias e Educação. Tem como objeto de estudo analisar o uso do aplicativo tradutor de Língua Portuguesa/Libras em uma sala de surdos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Implementou-se uma sequência didática, considera-se a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para auxiliar o letramento digital no uso da escrita e nas práticas sociais educativas do aluno surdo. Com base no sociointeracionismo, este estudo busca contribuições do uso das TDIC nas práticas pedagógicas direcionadas aos alunos surdos de EJA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método de pesquisa a observação total e participante do pesquisador. Os resultados foram organizados e analisados a partir de dados de uma sequência didática acerca do gênero textual e-mail em três categorias: definição, estudo da estrutura do e-mail, produção textual de mensagem. Também fora utilizado um questionário para verificar a interação social das atividades propostas. Portanto, com o uso de um dispositivo móvel, o tablet, esta pesquisa buscou possibilidades de aproximação dos alunos surdos adultos, usuários de Libras, vinculando sua aprendizagem ao processo de letramento digital. Como resultados, pode-se observar que há a necessidade de letrar digitalmente para a educação os alunos surdos e salienta-se a necessidade de reconhecer os sujeitos surdos em sua individualidade e considerados em seu meio sócio-cultural. Palavras-chave: Cultura surda. Cultura digital. Libras. Letramento digital. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
     
    Abstract: This research is part of the Research Field: Theory and Practice of Teaching in Basic Education with research axis in Technology and Education. Its object of study to analyze the use of the Portuguese language translator application / Libras in a deaf room of the Youth and Adult Education (EJA). Was implemented a didactic sequence, we consider the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) to support digital literacy in the use of writing and educational social practices of deaf students. Based on social interactionism, this study seeks contributions from use of TDIC in pedagogical practices directed to deaf students in adult education. It is a qualitative research, with the full search method and participant observation of the researcher. Results were organized and analyzed from a didactic sequence data about the genre e-mail into three categories: definition, the email structure of the study, message text production. Also it has been used a questionnaire to verify the social interaction of the proposed activities. Therefore, using a mobile device, tablet, this research approach sought opportunities for deaf adult learners, Libras users by linking their learning to the digital literacy process. As a result, it can be seen that there is the need to digitally know the lyrics for education deaf students and stresses the need to recognize deaf people in their individuality and considered in its socio-cultural environment. Keywords: Deaf Culture. Digital culture. Libras. Digital literacy. Digital Technologies of Information and Communication.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/40897
    Collections
    • Dissertações [998]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV