Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorDalmarco, Priscilla Sistopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T18:17:34Z
dc.date.available2023-02-08T18:17:34Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40494
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Núria Pons Virardell Camaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 83-87pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa de Tecnologias do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2014, com alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, no município de Curitiba-PR. As atividades foram realizadas durante o segundo trimestre nas aulas de Filosofia, com o objetivo de conhecer e utilizar as TIC e suas ferramentas digitais. A ferramenta digital escolhida foi o Blog, apresentado, primeiramente, aos alunos pelo Blog da Professora e depois solicitou-se a criação de um Blog por turma de alunos pesquisados. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como método a observação participante, questionário e a análise do conteúdo. As constatações levam a crer que o professor deve ter conhecimento das ferramentas digitais utilizadas em aula e entender as possibilidades para poder aproveitar no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. As práticas aplicadas nas atividades levam à integração do conteúdo programado em sala de aula, que devem ser pensadas para usuários comuns da WEB, assim como o planejamento deve ser feito para cibercidadãos. A utilização do letramento das Tecnologias de Informação e Comunicação devem ser pensadas para além da utilização do quadro-negro e do giz e da subutilização da própria tecnologia. A formação de professores na utilização de recursos tecnológicos podem ter grande potencial para o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Blog. Tecnologias de Informação e Comunicação. Filosofia. Ensino Médio. Formação de Professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study is in the line of Professional Master of Technology in Education Research: Theory and Teaching Practice of the Federal University of Parana. The research was conducted during 2014 with students of the first years of high school, the State School Teacher Lysímaco Ferreira da Costa, in Curitiba-PR. The activities were carried out during the second quarter in philosophy classes, in order to understand and use ICT and their digital tools. The digital tool chosen was the blog, presented, first, students at Blog of the teacher and then asked to create a blog of surveyed students per class. The qualitative research method used as participant observation, questionnaire and the analysis of content. The findings suggest that the teacher should have knowledge of digital tools used in class and understand the possibilities to take advantage of the development of teaching and learning. The practices applied in the activities leading to the integration of content programmed in the classroom, which should be designed for common web users as well as planning must be done to cybercitizens. The use of literacy of Information and Communication Technologies should be thought beyond the use of the blackboard and chalk and underutilization of technology itself. Teacher training in the use of technological resources may have great potential for teaching and learning. Keywords: Blog. Information and Communication Technologies. Philosophy. High school. Teacher training.pt_BR
dc.format.extent109 f. : ., algumas color., grafs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Blogspt_BR
dc.subjectEnsino médio - Avaliaçãopt_BR
dc.titleA realidade pedagógica analógica : o uso do blog nas aulas de Filosofiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples