Comportamento do consumidor e motivações de compra no varejo eletrônico
Resumo
Resumo : Popularizado no país a partir dos anos 2000, o varejo eletrônico continua em movimento de forte expansão no país. Impulsionado por um complexo conjunto de fatores – tais como transformações demográficas, avanços tecnológicos e mudanças culturais – o chamado e-commerce deve contemplar, ao final de 2014, cerca de 63 milhões de consumidores no Brasil. Os reflexos deste fenômeno são diversos, e possuem também implicações diretas para o varejo tradicional. A rapidez das transformações no cenário varejista, tanto no tradicional quanto no eletrônico - requer esforços intensos por parte das marcas na compreensão das necessidades e peculiaridades de um consumidor cada vez mais digital e multicanal. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar os drivers do comportamento do consumidor no varejo eletrônico, suas motivações de consumo bem como os principais empecilhos para uma experiência positiva de compra. Por meio de questionários eletrônicos autoadministrados, a coleta de dados permitiu extrair percepções e preferências dos respondentes acerca de suas características, hábitos de consumo e intenção de compra no varejo eletrônico. Os resultados comprovam que o e-commerce é uma realidade para o consumidor. Dentre as principais motivações de consumo, a possibilidade de obter preços mais favoráveis e comparar opções destacou-se entre os pesquisados. Além disso, pôde-se observar que, embora mais confiantes e propensos a comprar pela internet, os consumidores ainda têm no quesito segurança um dos principais influenciadores de suas decisões de compra.
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