• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Marketing empresarial
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Marketing empresarial
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Planejamento básico de comunicação : estudo de caso : Sindicatos Patronais do Comércio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - RODRIGO MARTINS BREGOLA.pdf (545.0Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Bregola, Rodrigo Martins
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O Sistema Sindical patronal é fundamental na representatividade dos interesses e anseios do setor produtivo junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. Os sindicatos são mantidos pela contribuição anual obrigatória por lei, devida pelas empresas que participam de uma categoria econômica em favor do respectivo sindicato empresarial. Apesar da contribuição sindical ser impositiva, a filiação da empresa a um sindicato é facultativa. Por isso, para atrair maior número de associados e atuar de maneira assertiva, a entidade representativa precisa estabelecer um fluxo de comunicação apropriado com as empresas. Considerando o exposto, o presente estudo analisa as características dos principais meios de comunicação e técnicas de marketing, com a finalidade de elaborar um modelo de projeto de comunicação institucional para entidades sindicais patronais do comércio de bens, serviços e turismo. Como resultados, verificou-se a necessidade de uma pesquisa para identificação do perfil do empresário representado, cujo modelo é apresentado neste trabalho. Também foi desenvolvida uma ferramenta básica para auxiliar os sindicatos com menor estrutura comunicacional e poucos recursos, com base no Ciclo PDCA. Esta ferramenta pode servir como ponto de partida para que as entidades sindicais formulem estratégias de comunicação e marketing e implementem campanhas visando fortalecer sua imagem institucional junto a público-alvo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40279
    Collections
    • Marketing empresarial [490]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV