Estudo da organização do departamento de compras : melhor eficiência na divisão dos processos e funções de compras na Volvo Group Latin America
Resumo
Resumo : O objetivo deste trabalho é avaliar o resultado obtido na decisão de alteração da estrutura organizacional do departamento de compras da Volvo Group Latin America. Foi realizada uma comparação dos tempos de processos e consequente eficiência quantitativa entre o processo anterior e o novo adotado. Uma apresentação breve entre as diferentes estruturas organizacionais ressaltando suas vantagens e desvantagens será feita, visando uma melhor compreensão do funcionamento de cada uma delas. Após 10 anos trabalhando da mesma maneira, a empresa decidiu alterar sua estrutura organizacional que tinha uma base matricial para uma estrutura mais hierarquizada. No mesmo momento uma outra alteração foi implementada no departamento de compras. Esta alteração fragmentou a função do comprador em três processos distintos: fornecimento, projetos e operações. Esta mudança foi bastante profunda e impactante no departamtento de compras. Destaca-se neste trabalho os pontos críticos da nova organização e sugestões de melhorias. Além destes aspectos comenta-se também o impacto comportamental na organização.