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dc.contributor.advisorWildauer, Egon Walter, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.creatorCorrêa, Deivid Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T13:52:22Z
dc.date.available2024-12-19T13:52:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39922
dc.descriptionOrientador : Egon Walter Wildauerpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No Brasil existe o desejo de parte da população em ter seu próprio negócio, neste viés, muitos querem ser empresários para se tornar independente quanto a sua jornada de trabalho, para uma rápida ascensão social, pelo sonho de ser dono de algo, entre outros anseios, na busca pelo sonho muitos acabam empreendendo de forma intuitiva, muitas vezes equivocada, fazendo com que o negócio frequentemente vá à beira da falência, na busca por socorro imediato, muitos empresários contratam consultorias e buscam ferramentas de gestão, que na maioria dos casos não servem para suas realidades, dificultando ainda mais a sobrevivência da empresa. O presente estudo mostra algo similar a essa realidade da administração empírica, onde dois amigos tinham um hobby em comum, que virou um empreendimento, e que em determinado período começou a surgir à necessidade de uma melhor gestão para a sobrevivência da empresa. O estudo de caso da BIG FHILL mostra a implantação do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão, instrumento este desenvolvido no início dos anos 90, por Norton e Kaplan professores da Harvard Business School. O BSC teve que ser adaptado a realidade da empresa, e para isso foi utilizado como norte os estudos de Ottoboni, Walter e Kliemann que já haviam desenvolvidos modelos de BSC que permitiam maior facilidade de aplicação em micro empresas. Em sua aplicação, o BSC foi dividido em três passos e seis tarefas, que englobaram todos os processos como a sensibilização dos funcionários, a criação do Mapa Estratégico, Missão, Visão, Valores, entre outros itens particulares de cada etapa, por fim o trabalho nos mostra as mudanças conseguidas pela implantação do sistema de gestão, bem como a programação de suas futuras revisões.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPequenas e medias empresas - Administraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleBalanced Scorecard adaptado para implantação em micros empresas : estudo de caso da implantação do BSC na BIG FHILL sonorização / soluções automotivaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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