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dc.contributor.advisorTelma, Romeu Rössler, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.creatorVareschi, Isis Caroline Kellerpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-10T17:56:36Z
dc.date.available2025-01-10T17:56:36Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39847
dc.descriptionOrientador : Romeu Rossler Telmapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing 2.0pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo é uma comparação entre a eficácia e eficiência das campanhas publicitárias online de links patrocinados na rede de pesquisa do Google e campanhas de mídia display tradicional, em grande portais ou sites verticais. Durante todo o estudo, procura-se construir um raciocínio lógico do conhecimento geral para o específico, primeiramente com a definição dos mecanismos de busca como principais organizadores do volume das informações presentes na internet, passando por uma explicação clara do funcionamento da sua principal fonte de receita, os links patrocinados, através de um breve histórico sobre sua chegada no Brasil, formatos de anúncio disponíveis, principais métricas utilizadas, que também podem absorvidas pelas campanhas de mídia display tradicional, como CPM, ou custo por mil, CPC ou custo por clique, assim como a diferença entre as redes utilizadas para divulgação de ambos os formatos. A segunda parte do estudo procura abordar especificamente o Google Adwords, que é a plataforma de links patrocinados do Google, descrevendo toda a sua estrutura de campanha, e seu modelo de negócios baseado no conceito payper- click, onde o anunciante paga somente por cliques efetivos em seus anúncios e não pela exposição dos mesmos, como na mídia display tradicional. A partir desse ponto, através de forte embasamento teórico e análise de resultados de campanha mensurados por uma agência de publicidade real para clientes de diferentes segmentos, o estudo traça uma comparação efetiva entre a mídia display tradicional e os links patrocinados, chegando a conclusão de que, entre outras, e embora coexistindo, os links são uma evolução da mídia display, sobretudo no que diz respeito à geração de tráfego para websites e potencialização do retorno sobre o investimento.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing na internetpt_BR
dc.subjectCampanhas publicitáriaspt_BR
dc.titleA eficácia e eficiência de campanhas publicitárias online : um comparativo entre campanhas de links patrocinados na rede de pesquisa do google e campanhas de mídia display tradicionalpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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