Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor
(2019)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ...
Um olhar para a sala de aula invertida : percepções dos professores da Educação de Jovens e Adultos a distância
(2018)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as percepções dos professores da EJA EaD na metodologia de sala de aula invertida, suas estratégias na organização do espaço virtual e como a formação nesta ...
A práxis como fenômeno formador do/a docente
(2017)
Resumo: Este trabalho organiza e realiza investigações acerca da formação do/a professor/a em serviço, na perspectiva dialética que enfoca a práxis como fenômeno recursivo do trabalho docente, capaz de transformá-lo/a e ...
Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
(2015)
Resumo: O abandono nos cursos de nível superior, independente da área de formação, é um problema em todo o país e não apenas em uma única região. Algumas áreas, porém, se destacam mais do que outras, caso das ciências ...
Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética
(2019)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar a possibilidade de reconhecer os contos milenares enquanto experiência estética capaz de oportunizar autoconhecimento na formação de professores. Trata-se de estudo ...
Formação de professores e educação do campo : questões e desafios no âmbito municipal
(2016)
Resumo: Esta dissertação se reportou à formação de professores que atuam em escolas do campo em dois municípios rurais do Estado do Paraná, Tijucas do Sul e Quitandinha. Por terem as escolas sido nomeadas como escolas do ...
Enfrentando e prevenindo a violência escolar : desenvolvimento e avaliação de uma intervenção com professores
(2017)
Resumo: A vitimização entre pares e o bullying são graves problemas que atingem as instituições escolares, gerando consequências negativas para alunos e professores. Pesquisas nacionais relatam altos índices de agressões ...
O uso das tecnologias pelos professores corregentes no Município de Curitiba
(2017)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, no eixo de Educação e Tecnologias. O estudo ...
Análise da proposta do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para formação do professor alfabetizador
(2015)
Resumo: O presente estudo objetivou analisar os avanços e possíveis limites e (ou) lacunas relacionadas à formação continuada ofertada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, em consonância com os ...