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A percepção do diretor escolar sobre a política de gestão democrática na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2019)
Resumo: Este trabalho trata do estudo sobre a percepção acerca da política de gestão democrática (GD) dos diretores das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba e de que maneira se efetiva ...
As práticas de planejamento educacional nas Secretarias Municipais de Educação no contexto do plano de ações articuladas (PAR)
(2016)
Resumo: Esta dissertação discute a forma pela qual se definiu e se implementou a política educacional do Plano de Ações Articulada (PAR) do Governo Federal e as suas possíveis relações com as práticas de planejamento ...
Educação bilíngue para surdos : um estudo comparativo da escola bilíngue e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola inclusiva
(2016)
Resumo: A década de 1990 representa um marco na mudança de concepção na educação e na vida dos surdos, baseada no reconhecimento de nossa diferença linguística e cultural. Como pesquisador surdo, busco fundamentar este ...
Política de combate à evasão escolar no Paraná (2005-2017) : análise das inter-relações entre formuladores e atores no contexto da produção e da prática na Rede Estadual de Ensino em São José dos Pinhais
(2018)
Resumo: Esta pesquisa investiga a política paranaense de combate à evasão escolar, entre os anos de 2005 a 2017, a qual foi desencadeada a partir da ação do Ministério Público do Estado do Paraná. Tem o objetivo de analisar ...
O discurso da formação continuada na educação infantil das escolas de Curitiba no período de 2014 a 2016 : um novo campo de possibilidades
(2019)
Resumo: Esta dissertação resulta de uma investigação que tem por objetivo alargar a compreensão sobre a maneira como o discurso da formação continuada circulou nas instâncias da Rede Municipal de Ensino de Curitiba no ...
Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
(2018)
Resumo: A presente dissertação busca compreender como os funcionários de escola se constituem como um sujeito coletivo e se coloca na disputa política, interferindo nas decisões do Estado no que diz respeito às Políticas ...
Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Brasil
(2017)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo a construção e análise do panorama sobre as condições de qualidade de oferta do Ensino Fundamental no Brasil, com delimitação às informações das escolas de anos iniciais das ...
A normatização da educação em prisões como parte da política educacional brasileira
(2016)
Resumo: O objeto de análise consiste na política nacional de educação para as prisões. Considerando o contexto carcerário brasileiro com população de 750 mil presos, a maioria jovem, sem escolaridade básica, encarcerados ...
As trajetórias escolares do ensino fundamental sob o olhar das políticas educacionais : um estudo longitudinal no município de Pinhais de 2009 a 2018
(2019)
Resumo: O presente estudo analisa as trajetórias escolares de um grupo de estudantes no Ensino Fundamental no período de 2009 a 2018, buscando reconhecer a existência de padrões desiguais em relação à realização do direito ...
Pelo direito à creche : uma análise da ação Brasil Carinhoso e de expansão do atendimento no estado do Paraná nos anos de 2012 a 2015
(2017)
Resumo: A presente pesquisa denominada "Pelo direito à creche: uma análise da Ação Brasil Carinhoso e da expansão do atendimento no estado do Paraná nos anos de 2012 a 2015", teve por objetivo analisar se tal ação impulsionou ...