Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 19
O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
(2013)
Resumo: São investigadas as orientações e discussões sobre o livro didático de Física estabelecidas nos cursos de licenciatura em Física de universidades e institutos federais de educação científica e tecnológica do Sul ...
Os três momentos pedagógicos no estágio de docência da licenciatura em fisica : apropriação e tangenciamentos com a dinâmica cultural na escola
(2022)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira licenciandos em Física se apropriam dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) ...
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
(2018)
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático ...
Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD
(2019)
Resumo Os estudos em Manualística e em História das Disciplinas Escolares têm destacado a importância que o livro didático assume para a compreensão histórica da trajetória das disciplinas escolares. Com base em princípios ...
As concepções de licenciandos sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, no estágio de docência
(2019)
Resumo: Esta investigação qualitativa tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos de Física acerca do uso de TIC em atividades de docência no período do estágio. A pesquisa foi realizada com três licenciandos ...
O livro didático de física e a produção do currículo real : aproximações etnográficas da atuação de uma docente
(2018)
Resumo: Apresentam-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as influências que o livro didático exerce no planejamento do currículo e na prática de uma professora de Física do Ensino Médio e como ...
Argumentação dialogada no ensino e aprendizagem de física : perspectivas de professores do ensino médio
(2020)
Resumo: Estudamos a relação entre a argumentação dialogada e o processo de construção de significados acerca de conhecimentos científicos a partir do ponto de vista de professores de Física do Ensino Médio, considerando ...
Os sentidos elaborados por licenciandos de física pelo desenvolvimento de projetos investigativos durante o estágio curricular supervisionado
(2020)
Resumo: Analisamos os sentidos atribuídos à docência por meio da inserção de projetos de ensino e pesquisa na formação inicial de professores de Física durante o estágio de docência. Destarte, nosso objetivo geral foi ...
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física?
(2022)
Resumo: O livro didático, no Brasil, foi valorizado nas últimas décadas como tema e objeto de pesquisa. Sua produção, sua aquisição, seu uso e sua apropriação envolvem desde as instâncias institucionais, caracterizadas ...
Educação CTS na instituição escolar : posicionamentos de licenciandos(as) em física à luz das categorias de professores como intelectuais
(2021)
Resumo: Neste trabalho investigamos à quais modelos de intelectuais os futuros professores e professoras de Física se aproximam na elaboração de propostas de ensino CTS e nas suas concepções a respeito do desenvolvimento ...