• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Planejamento estratégico para empresa de pequeno porte do setor de estética

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ALINE MACEDO TOMIO.pdf (1.176Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Tomio, Aline Macedo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Em um cenário dinâmico e competitivo como o atual, a melhoria contínua passou a ser um requisito básico da gestão para potencializar o desempenho de empresas. Para auxiliar a gestão, um dos principais instrumentos utilizados é o planejamento estratégico, ferramenta esta, que proporciona uma análise de eventos passados para construir o caminho ao alvo futuro. Por oportuno, vale ressaltar que são as estratégias utilizadas neste caminho que irão proporcionar o alcance dos objetivos. A falta de maturidade em planejamento e gestão são os principais fatores responsáveis pelo Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, já que, muito se empreende por falta de oportunidade de emprego e necessidade. Em consequência, a quantidade de empresas que fecham suas portas antes dos 4 anos de funcionamento, alcançam os 70% e, de acordo com o SEBRAE, 50% dessas, fecham antes dos dois anos. Os motivos vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Diante do exposto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma metodologia de planejamento estratégico para a micro e pequena empresa. Tal proposta foi baseada nos conceitos e formalizações direcionados à grande empresa e adaptado às características e particularidades do pequeno negócio. O modelo proposto foi implantando numa clínica médica que atua em tratamentos de emagrecimento, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. A metodologia adotada foi prática e de fácil compreensão, além disso, auxiliou o gestor na tomada de decisão e por sua vez, acabou por adotá-lo como instrumento de gestão.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/39751
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [333]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV