Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 23
Perfil conceitual de equações percebido em jogos criados por em professores de matemática
(2022)
Resumo: Álgebra é um dos temas matemáticos mais temidos por estudantes de todos os níveis. A utilização de letras do alfabeto no lugar de números pode trazer confusão e desânimo em um estudante que se sinta não entendendo ...
Formação continuada em ciências na rede municipal de ensino de Curitiba/PR : um eterno recomeçar
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem foco na formação continuada em Ciências de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescentando que é o/a professor/a Pedagogo/a que geralmente atua nesse nível de ensino. ...
Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
(2020)
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como uma formação em serviço, baseada nos pressupostos da abordagem CTS, desenvolvida com um grupo de professores de Química, Física e Biologia do Ensino Médio, pode contribuir ...
Produção de materiais didáticos na formação inicial de professores(as) de ciências biológicas : um estudo pautado nos saberes docentes disciplinares e da formação profissional
(2021)
Resumo: Essa pesquisa insere-se nas discussões sobre a formação inicial de professores(as) de Biologia e a produção de materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar como a produção de materiais didáticos pode ...
Formação inicial de professores multidisciplinares que ensinam matemática e resolução de problemas : concepções e práticas docentes
(2020)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os reflexos das concepções declaradas de uma Professora Multidisciplinar em Formação Inicial sobre Resolução de Problemas em sua prática docente no ensino de Matemática ...
Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
(2021)
Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino ...
Engenheiro-professor : uma análise dos sentidos atribuídos à docência
(2021)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à docência por engenheiros que atuam como professores nos cursos de engenharia de uma instituição de ensino superior. Metodologicamente, foram ...
Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
(2021)
Resumo: Este trabalho põe em evidência uma proposta metodológica do ensino de Física tendo como subsídio a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na construção de conhecimentos que servem de alicerce à disciplina de ...
O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química sobre ligações químicas
(2022)
Resumo: Nessa pesquisa, se identifica o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como aquele resultante da intersecção entre o conhecimento específico da ciência que o professor detém e o conhecimento pedagógico alinhado ...
Discursos sobre avaliação no ensino de ciências : relação entre saberes da prática docente e formação inicial na licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Paraná
(2021)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões, a partir de sentidos e discursos produzidos por pessoas egressas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, sobre ...