40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 188
-
An embodied interaction analytical framework : in games that promote teamwork
(2022)Resumo: Esta tese tem como foco a interação corporificada em jogos que promovem o trabalho em equipe. A base teórica desta pesquisa é construída na literatura sobre o trabalho em equipe, espaços narrativos, a teoria do ... -
Projeto e desconstrução : uma análise crítica de relatos históricos no design
(2023)Resumo: Sob o termo "desconstrução" se empreendeu uma canonização no que se discursa sobre o design dos anos 1970-2000 no circuito euro-americano. Em algumas destas revisões, tal termo fora relativo a um estilo singular, ... -
A compreensão da representação gráfica da eficácia de métodos contraceptivos por mulheres
(2022)Resumo: A representação gráfica em saúde é utilizada para uma melhor comunicação com o público-alvo, incluindo na área de contracepção. A eficácia de métodos contraceptivos é tanto um dado apresentado de forma porcentual, ... -
Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
(2022)Resumo: A chamada Quarta Revolução Industrial integra o mundo virtual, com base em grandes volumes de dados, com o mundo real. Por meio de diversos avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), cria novas ... -
Utilização de metaconceitos no design de sistemas de produto+serviço para manufatura e design distribuídos de tecnologia assistiva
(2022)Resumo: Tecnologia Assistiva é um termo amplo que contempla os sistemas, serviços e produtos utilizados para manter ou melhorar a funcionalidade e independência, assim como, promover o bem-estar de indivíduos. Esses ... -
DPPGD : modelo de diagnóstico preliminar de placebranding pela gestão de design
(2022)Resumo: Esta pesquisa consiste na proposta de desenvolvimento de um modelo que possa auxiliar na fase inicial de um projeto de implantação de place branding para uma localidade, com uma análise preliminar para se verificar ... -
Interfaces de e-books interativos na área de saúde : uma proposta de método de avaliação para a UNA-SUS/UFMA
(2022)Resumo: A Educação Permanente em Saúde, enquanto Política Ministerial, tem utilizado com o ferramenta diversas tecnologias, por meio da Educação a Distância, como recurso facilitador da educação continuada dos trabalhadores ... -
Props as a service prototyping tool
(2022)Resumo: A prototipagem de serviços é considerada uma atividade complexa e necessária em Service Design, e os Props são frequentemente mencionados na literatura existente sobre Design de Serviços e Prototipagem de Serviços. ... -
Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
(2022)Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos ... -
Modelo teórico-prático de co-criação para vivências : um estudo exploratório do design para vivências
(2016)Resumo: Inspirada no desenvolvimento da Economia Criativa, emerge uma necessidade das instituições de ampliar os diferenciais competitivos na mais alta distinção econômica, a Economia da Transformação, uma experiência ... -
Elicitação gráfica como recurso mnemônico para textos didáticos de medicina : uma proposta de quadro conceitual
(2021)Resumo: Estudos indicam que o Curso de Graduação em Medicina é um dos mais difíceis e trabalhosos. A exigência de dedicação ao curso é alta, assim como a cobrança pelo desempenho acadêmico dos discentes. Na forma pedagógica ... -
Proposta de método de obtenção de dados sobre comportamento informacional dos usuários no processo de wayfinding em ambientes hospitalares
(2018)Resumo : A orientaçao espacial humana é explicada com base no processo de wayfinding, ou seja, o comportamento de saber onde se está, para onde ir, escolher a melhor rota, reconhecer o destino e fazer o caminho inverso ... -
Orientações ao planejamento de objetos de aprendizagem com componente háptico para dispositivos móveis
(2018)Resumo: Os Objetos de Aprendizagem (OA) surgem como opção para o ensino em um meio tecnológico cada vez mais digitalizado que demanda recursos efetivos para educação. Podendo ser acessados através de dispositivos móveis, ... -
Artífices, artifícios e artefatos : narrativas e trajetórias no processo de construção da Rabeca brasileira
(2016)Resumo: Esta tese visa documentar, descrever e registrar, por meio de narrativas e trajetórias, a relação entre artífices e artefatos no processo de construção da Rabeca brasileira. Para tanto, propõe-se o registro do ... -
Design multimodal : contribuições para o processo de design de interfaces inclusivas em eletrodoméstivos
(2022)Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos ainda é questionada a carência de usabilidade e acessibilidade em interfaces digitais de eletrodomésticos. A falta de autonomia no uso eficiente, por pessoas com deficiência visual ... -
Fluxo de informações no processo de cuidados nutricionais em hospitais : um modelo conceitual na perspectiva do design da informação
(2022)Resumo: No âmbito hospitalar, o fluxo de informações relativo ao processo de cuidados nutricionais é mediado por artefatos gráficos, que participam cotidianamente como suporte para a comunicação entre os profissionais de ... -
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira : fragmentos da história do design brasileiro a partir dos catálogos da premiação de 2015-2019
(2022)Resumo: Esta dissertação apresenta a reconstrução dos fragmentos da história do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira - PDMCB e do Museu da Casa Brasileira - MCB. Foi realizada uma pesquisa documental, utilizando como ... -
Design do mobiliário brasileiro de madeira : evolução e perspectivas
(2021)Resumo: As restrições ambientais, quanto ao uso da madeira nativa e as limitações impostas pelos processos industriais, são alguns dos fatores que contribuíram para modificar o mobiliário brasileiro de madeira ao longo dos ... -
Sistemas de viabilização e padronização da antropometria digital estática para pessoas com deficiência motora
(2022)Resumo: O dimensionamento adequado de produtos é essencial para a qualidade de vida das pessoas. Especialmente quando se refere aos produtos de tecnologia assistiva que devem ser customizados para as morfologias corporais ... -
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa
(2022)Resumo: O crescimento do uso de tecnologias digitais móveis impacta diretamente a forma como o ser humano vive e interage com o seu redor. Dentre as áreas afetadas por esse crescimento está a educação, a qual pode ser ...