Navegação 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design por título
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Inovação a partir do processo de significação em produtos : um framework conceitual para o design
(2015)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo teórico a respeito da inovação apoiada no processo de significação de produtos que estabelece um framework conceitual para o design. Com o aumento da competitividade e a valorização ... -
Inserção do design centrado no usuário em uma organização de desenvolvimento de sistemas e-Gov : intervenções a partir da pesquisa-ação
(2022)Resumo: O potencial evolutivo das tecnologias digitais fez do e-Gov uma estratégia de governança, a fim de beneficiar o acesso e uso dos serviços públicos pelos cidadãos. Portanto, compreende-se que o e-Gov precisa atender ... -
Instrumento de avaliação prognóstica para seleção de M-Games em estratégias de recursos educacionais
(2017)Resumo: O mercado de jogos digitais disponibiliza milhares de opções de jogos gratuitos para os usuários que possuem dispositivos móveis ou smartphones, são os chamados mgames. Muitos desses jogos possuem características ... -
Interfaces de e-books interativos na área de saúde : uma proposta de método de avaliação para a UNA-SUS/UFMA
(2022)Resumo: A Educação Permanente em Saúde, enquanto Política Ministerial, tem utilizado com o ferramenta diversas tecnologias, por meio da Educação a Distância, como recurso facilitador da educação continuada dos trabalhadores ... -
Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
(2018)Resumo: O desenvolvimento de jogos digitais conta com a experiência de diferentes profissionais para a composição de uma equipe, cujo caráter interdisciplinar se reflete em diferentes percepções da atividade na construção ... -
Levantamento antropométrico digital por escaneamento 3D para a modelagem na produção de moda plus size
(2020)Resumo: O presente trabalho está inserido no âmbito da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA). Ancora-se na quantidade de mulheres com sobrepeso ou obesas que carecem de acesso a vestuário ... -
Louvre, o rei das sedas : consumo de moda e sociabilidades femininas em Curitiba - PR (1935-1945)
(2019)Resumo: Nesta pesquisa tive como propósito mapear, descrever e interpretar como mulheres circulavam pelos - e a partir dos - espaços da loja de tecidos Louvre e construíam sociabilidades por meio do consumo de moda, em ... -
A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
(2021)Resumo: Esta tese tem por objetivo discutir, a partir das encenações da mostra A Mão do Povo Brasileiro, os projetos modernizadores empreendidos no Brasil em distintos momentos sócio-históricos. A exposição foi apresentada ... -
Mecanismos de interação em infografia para smartphones : um estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuários
(2019)Resumo: Atualmente os infográficos nem sempre são planejados pensando no suporte em que serão utilizados. No caso dos infográficos para smartphones, frequentemente eles são apenas redimensionados de outros suportes, o que ... -
Memórias discentes das experiências nos cursos de comunicação visual e desenho industrial da Universidade Federal do Paraná entre 1975 e 1978
(2023)Resumo: Esta tese busca a partir da memória e de documentos corroborar com pesquisas dentro do tema de História do Design, Ensino de Design e da história da UFPR. A partir do problema "Com o os discentes da primeira turma ... -
Memórias e agenciamentos nos processos criativos : as materialidades e o design da marca de moda local Curitiba, Novolouvre
(2021)Resumo: Neste trabalho tenho como objetivo compreender como as coisas que rodeiam a designer Mariah Salomão Viana, acionam memórias que exercem agência e são agenciadas em meio aos processos criativos e de desenvolvimento ... -
Memórias luso-brasileiras sobre o consumo e a circulação de roupas brancas femininas (1900-1920)
(2021)Resumo: Nesta pesquisa tenho como objetivo reconstruir narrativas luso-brasileiras sobre o consumo e a circulação de roupas brancas femininas entre os anos de 1900 e 1920. Deste modo, em um primeiro momento proponho ... -
Mensuração de emoções durante a interação homem-computador : uma ferramenta livre para coleta de dados fisiológicos
(2019)Resumo: Os jogos têm a capacidade de impactar emocionalmente os jogadores, colocando em situações amistosas, sombrias, desesperadas, desafiantes e muitas outras. Entender quais elementos de jogo geram quais emoções é um ... -
Método de design da informação para avaliação de rótulos frontais de advertência nutricional
(2022)Resumo: Diante do problema mundial da má nutrição e, consequentemente, do aumento de obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis, organizações internacionais de saúde recomendam que os governos melhorem as ... -
Método de design para cocriação de moda funcional para pessoas com deficiência
(2019)Resumo: O presente trabalho está inserido no âmbito da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA). Ancora-se na quantidade de pessoas com deficiência que carecem de produtos de moda funcional adaptada ... -
Método integrado de cocriação com crianças de mecanismos de personlização em livros infantis ilustrados impressos
(2020)Resumo: A sociedade brasileira tem perdido progressivo interesse por livros impressos, de modo geral, comportamento que se reflete diretamente na perda do fascínio das crianças pela modalidade de livro ilustrado infantil. ... -
Métodos da engenharia kansei para a mensuração do espaço semântico
(2015)Resumo: Motivada pelo desafio de incorporar métodos que deem apoio à identificação, compreensão e aplicação da demanda emocional dos usuários no processo de design, este trabalho explora os métodos de mensuração do espaço ... -
Modelo de design comparativo de recursos educacionais abertos
(2024)Resumo: A colaboração é essencial no desenvolvimento e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA). Os materiais abertos dependem de um tipo de produção mais coletivo do que individual, de modo a atingir seu ... -
Modelo de processo de gestão de design para territórios urbanos utilizando a noção de pertencimento
(2017)Resumo: Esta tese propõe um Modelo de Processo de Gestão de Design para Territórios Urbanos, utilizando a Noção de Pertencimento - UrbeID, que considera aspectos emocionais para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento ... -
Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
(2018)Resumo: Na área da Educação, há uma necessidade de pesquisas que proporcionem que recursos didáticos se tornem acessíveis para as pessoas cegas. Neste sentido, o estudo de objetos de aprendizagem voltados a este público é ...