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dc.contributor.advisorTelma, Romeu Rössler, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.creatorBuquera, Felipept_BR
dc.date.accessioned2024-12-24T13:19:05Z
dc.date.available2024-12-24T13:19:05Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39126
dc.descriptionOrientador : Romeu Rossler Telmapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Marketing Empresarial.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda os aspectos da comunicação Integrada de marketing de companhias aéreas internacionais que operam no Brasil, utilizando dois casos práticos e apontando características do Global Marketing de cada um deles. A pesquisa procura responder à seguinte questão: Como a Continental Airlines (atualmente em fusão com a United Airlines) e a Pluna Líneas Aéreas Uruguayas apresentam questões relacionadas à comunicação integrada de marketing? Concluise que as áreas de relacionamento com o cliente nas empresas estudadas estão parcialmente adequadas às necessidades do mercado nacional, esta adaptação ocorre mais na Pluna que na Continental (United) As diferenças entre uma e outra estão, por exemplo, no fato de a Pluna ter comissários que falam português básico, e manter um call center 24 horas para o Brasil com um número fácil de encontrar em seu site. Por outro lado, a maioria dos serviços telefônicos da Pluna não é gratuita, o que ocorre na Continental (United). Também não é possível fazer o parcelamento das compras por telefone na Pluna, sendo que o serviço da outra empresa permite a transação. Em relação à propaganda e à assessoria de imprensa, pode-se dizer que a Pluna faz uso destas ferramentas de forma mais ostensiva, enquanto a Continental (United) opera com ações de marketing de relacionamento que engloba eventos e distribuição de brindes. Assim, a Pluna mostra-se mais agressiva em sua estratégia de comunicação. Entretanto, as duas empresas têm procurado comunicar-se com os públicos interessados. Os sites das empresas estudadas estão parcialmente adequados ao ambiente brasileiro com falhas como trechos em língua estrangeira e impossibilidade de parcelar as compras, contudo há versões em português das paginas nos dois casos e não há problemas técnicos relevantes nelas. Há um relacionamento de ambas as empresas com os sites que revendem passagens no Brasil, porém, durante as pesquisas realizadas, não foram observadas vantagens nos preços para comprar por estes sites. As empresas também são citadas em blogs sobre turismo, sendo a presença da Continental menos freqüente nesta seara. Desta maneira, o marketing de ambas as empresas encontra-se parcialmente adequado ao Brasil, de forma que o esforço para adequação ocorre principalmente na Pluna, já que o Brasil é um de seus principais mercados. Entretanto, a Continental (United) apresenta maior facilidade, por exemplo, para programar conexões domésticas no Brasil, ponto falho na Pluna.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectLinhas aéreas - Administraçãopt_BR
dc.subjectComunicaçao - Marketingpt_BR
dc.titleComunicação integrada de marketing em companhias aéreas internacionais que atuam no Brasil : Casos - Continental Airlines e Pluna Líneas Aéreas Uruguayas e aspectos do Global Marketing das respectivas empresaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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