Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 129
-
Inovação e sustentabilidade : ambidestralidade e desempenho sustentável na indústria eletroeletrônica.
(2011)Resumo: À constante busca pela eficiência operacional, baixo custo e alto padrão de qualidade dos produtos por parte das empresas têm se somado demandas ambientais e sociais. Desta forma, a competitividade das organizações ... -
Relação entre atingimento de meta e autorregulação na decisão de compra de produtos de consumo
(2011)Resumo: Esta tese analisa o efeito do atingimento de uma meta sobre a autorregulação do consumidor nas suas avaliações das mensagens de anúncios, na sua propensão de compra e no valor pago pelo produto. Propõe-se ainda que ... -
Práticas organizacionais de ensino, pesquisa e assistência no Hospital de Clínicas da UFPR : uma análise estruturacionaista no período 1961-2008
(2009)Resumo: O presente trabalho consiste num estudo estruturacionista no Hospital de Clínicas da UFPR tendo como problema a verificação dos fatores que condicionam as práticas de ensino, pesquisa e assistência do referido ... -
Internacionalização e integração econômica : o caso da Weg S.A
(2010)Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em explorar a importância relativa dos processos de integração regionais nos processos de internacionalização em um grupo produtor de bens industriais brasileiro – o Grupo WEG ... -
Rede de relacionamentos interorganizacionais, recursos e internacionalização : um estudo na Cidade de Maringá (PR)
(2010)Resumo: Este estudo teve como objetivo principal descrever como as empresas exportadoras da cidade de Maringá (PR), por meio de redes de relacionamentos interorganizacionais, acessam os recursos que viabilizam a ... -
Intellectual dependency and Brazil's trade deficit in management knowledge : foreign influence in graduate business education at public universities in Brazil.
(2011)Resumo: O objetivo deste trabalho é entender como a influência estrangeira permeia os programas de pós-graduação em administração nas universidades públicas brasileiras. De natureza exploratória, utilizou a Constant ... -
Marcas como objeto de coleção : uma análise baseada nas motivações para colecionar e na teoria de cadeias meios-fim
(2009)Resumo: O principal objetivo desta tese foi compreender o comportamento dos colecionadores de marcas. Para tanto foram utilizados o modelo de Cadeias Meios-Fim (Means-end Chains), análises Fatoriais xploratórias e ... -
Configurando resultados : a pós-graduação stricto senso em administração no Brasil sob um olhar da prática
(2012)Resumo: A pesquisa aqui relatada é uma pesquisa essencialmente qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, de aproximação longitudinal. O problema de pesquisa está relacionado à compreensão de como se configuram os ... -
Venture capital como instrumento de financiamento à inovação : implicações do aporte em startups brasileiras capitalizadas pelo Fundo CRIATEC
(2015)Resumo: A presente tese tem por objetivo compreender a influência do aporte de recursos oriundos de fundos de venture capital sobre atividades de inovação a partir dos recursos e capacidades organizacionais. Argumenta que ... -
A influência da cocriação de produto nas intensões comportamentais do consumidor e o papel da autoconexão com a marca
(2015)Resumo: Essa tese investigou os efeitos da cocriação de produto nas avaliações e intenções comportamentais de consumidores que não participaram da cocriação, verificando se o cocriador for percebido como similar, num ... -
Inovação e desempenho : a relação entre empresas inovadoras e desempenho econômico-financeiro
(2015)Resumo: Atualmente as empresas não estão apenas interessadas na inovação por si só, o que elas querem é crescimento lucrativo —um equilíbrio eficaz entre o compromisso com os clientes e as empresas existentes e o investimento ... -
O processo de transição sociotécnica para a ecoinovação a partir da relação multinível : o caso dos programas da Itaipu Brasil
(2014)Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar como os fatores da relação multinível atuam no processo de transição sociotécnica para a ecoinovação nos programas da ITAIPU Brasil. O interesse de pesquisa surgiu a partir da ... -
A inovatividade organizacional e o processo de estratégia de marketing
(2014)Resumo: O objetivo deste estudo é caracterizar a relação dos componentes do processo de estratégia de marketing com a capacidade de inovação em marketing e o desempenho organizacional. Fazem parte dos objetivos específicos ... -
A influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca
(2014)Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do poder no relacionamento entre consumidor e marca. Poder é uma variável importante para o entendimento das dinâmicas sociais, incluindo relacionamentos ... -
Relacionamentos de marketing com Stakeholders a partir da perspectiva da sustentabilidade
(2014)Resumo:Diversas áreas de estudo utilizam o tema da sustentabilidade e da teoria dos stakeholders para as suas pesquisas, esta tese procura analisar o tema a partir da visão do marketing. O objetivo desta pesquisa é avaliar ... -
Relacionamentos interorganizacionais em extensões universitárias promotoras de tecnologia social
(2014)Resumo: O interesse pelo tema Relações Interorganizacionais (RIOs) tem sido foco de vários estudos na teoria organizacional em diversos países. No contexto brasileiro, este é um assunto relativamente novo. O aumento dos ... -
A Influência de uma rede interorganizacional na inovação tecnológica de PME do setor de petróleo, sob uma abordagem hermenêutico-dialética
(2013)Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar como a Rede Petrogas de Sergipe influencia o desenvolvimento de inovações tecnológicas de pequenas e médias empresas cuja atividade-fim está relacionada ao setor de ... -
O significado de um sorriso
(2014)Resumo: A literatura científica indica que muitas pesquisas têm sido realizadas para avaliar a habilidade das pessoas em julgar se determinadas expressões faciais de emoção são verdadeiras ou falsas. Entretanto, observa-se ... -
From memory keeping to memory managing
(2013)Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise institucional da influência profissional dos arquivistas no trabalho de memória (memory work) desenvolvido pelos cinco maiores bancos canadenses. Memória organizacional ainda é ...