40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 221-240 of 570
-
Implementação da estratégia de marketing : a influência dos aspectos culturais e comportamentais na busca pela efetividade
(2020)Resumo: A estratégia de marketing como um importante domínio do campo do marketing estratégico continua sendo interesse de pesquisadores que buscam reconhecer, dentre diversos aspectos, qual o estilo de gestão ideal para ... -
The emergence of hybrid markets from urban innovations : the case of the bus rapid transit market in Curitiba, Brazil
(2020)Resumo: O objetivo desta tese de doutorado é entender como mercados híbridos (mercados influenciados por múltiplas lógicas institucionais em seus quatro elementos componentes, ou seja, alocação de recursos e infraestrutura ... -
O efeito mediador da capacidade de comunicação integrada de marketing na relação entre a orientação para o mercado e o desempenho organizacional
(2019)Resumo: As pequenas e médias organizações inseridas no contexto da hospitalidade brasileira são caracterizadas por enfrentarem concorrência de diferentes frentes. Entre elas, estão as demais organizações do mesmo setor, e ... -
Diversidade humana, redes sociais e misconduct organizacional
(2019)Resumo: O presente estudo analisa as características estruturais de uma rede social, formada por empreiteiras brasileiras, que agiram em formato de cartel e cometeram crimes de corrupção contra a estatal brasileira Petrobrás. ... -
A trajetória dinâmica de acumulação tecnológica : estudo de caso em uma cooperativa agroindustrial no oeste paranaense
(2020)Resumo: A tecnologia vem sendo utilizada para desenvolver papel estratégico nas organizações e pode proporcionar oportunidades para inovação. Entretanto, o processo tecnológico não envolve apenas elementos tangíveis, é ... -
Strategizing : uma análise do papel dos artefatos na construção da legitimidade no fazer da estratégia organizacional
(2020)Resumo: A importância atribuída à perspectiva da estratégia como prática social abriu diversas possibilidades investigativas, sendo uma destas a compreensão dos artefatos para o fazer da estratégia. Os artefatos são ... -
The role of bad online buying experience on consumer webrooming behavior
(2020)Resumo: No mercado de varejo online, as empresas lutam todos os dias, para garantir que seus clientes não tenham experiências ruins enquanto navegam em seus sites. Elas fazem isso para gerar mais engajamento e revenda. Uma ... -
Capacidades relacionais e a educação para a sustentabilidade : um estudo multicaso em instituições de ensino superior
(2019)Resumo: A crescente preocupação das organizações para com o impacto que causam na sociedade e no meio ambiente demanda que seus líderes e colaboradores tenham a preocupação com a sustentabilidade no cerne de seus negócios. ... -
Financiamento público à inovação em MPEs brasileiras : Análise da subvenção econômica por meio do programa Tecnova
(2019)Resumo: Este estudo trata da avaliação de um instrumento de subvenção econômica de apoio a micro e pequenas empresas brasileiras: o Programa Tecnova - edital 2013. O objetivo geral foi analisar como o aporte financeiro de ... -
Redefining brand authenticity : multi dimensional hierarchical structure model from the item response theory
(2019)Resumo: A autenticidade da marca representa um desafio para acadêmicos e gerentes que precisam seguir a fluidez e a mudança dos mercados. À medida que marcas evoluem ao longo do tempo, é imperativo mantê-la contínua e ... -
Heteronormatividade no trabalho : um estudo sobre práticas sociais e identidades na população LGBTQ+
(2018)Resumo: O presente estudo tem o objetivo de analisar como as práticas sociais de heteronormatividade configuram a identidade no trabalho de sujeitos LGBTQ+. Para isso, são usadas as lentes teóricas das práticas sociais na ... -
(Des)alinhamento entre capacidades dinâmicas, rotinas e fluxo do conhecimento : o improviso na renovação estratégica
(2018)Resumo: A perspectiva das capacidades dinâmicas contribui no entendimento de como as organizações reconfiguram seus recursos e articulam conhecimentos na busca pela vantagem competitiva em ambientes dinâmicos. Como forma ... -
When hope helps more : the incidental effect of hope and pride on compliancewith health-care warning messages
(2019)Resumo: As mensagens de alerta têm um propósito crucial de informar e persuadir os consumidores a entenderem os riscos associados a certos comportamentos. A literatura sugere que a conformidade com mensagens de alerta é ... -
Misconduct e desempenho organizacional à luz da teoria dos custos de transação : estudo de caso de empresas multinacionais brasileiras de capital aberto
(2019)Resumo: O início dos anos 1990, no âmbito organizacional, foi marcado por uma tendência crescente de pesquisas com foco no conhecido darkside das organizações. Neste contexto, surge o termo misconduct, caracterizado como ... -
A recursividade da capacidade absortiva por meio da mudança estratégica do modelo de negócio em uma cooperativa
(2019)Resumo: Cooperativas de agronegócio são estruturas organizacionais que apresentam poucas capacidades de transformação em suas commodities, mas que podem agregar valor através dos processos de produção, capacitação e ... -
O processo de construção de sentido nas organizações : o caso de um negócio de impacto social
(2019)Resumo: Os negócios de impacto social fazem parte do conjunto de termos presentes no campo das organizações híbridas. Pelo elevado número de termos acerca deste tipo de organizações permeadas por múltiplas lógicas ... -
Um estudo etnometodológico sobre o processo decisório organizacional na perspectiva da dinâmica texto conversação
(2019)Resumo: Esse trabalho de tese se propôs a contribuir para a superação de lacunas explicativas a respeito do processo decisório organizacional. Para isso assumiu um posicionamento onto-epistemológico que permitiu uma mudança ... -
A estratégia de inovação e a capacidade de redes como anecedentes da inovação de marketing
(2019)Resumo: O tema central do presente trabalho é a inovação de marketing. O objetivo foi verificar a influência da estratégia de inovação e da capacidade de redes na inovação de marketing. Com auxílio das teorias da contingência ... -
Desempenho estratégico e estratégias competitivas : um estudo multi-caso em três cooperativas do setor agroindustrial avícola na região Oeste do Estado do Paraná e Santa Catarina
(2003)Resumo: Esta pesquisa procura verificar se as estratégias competitivas possuem alguma relação com o desempenho estratégico, em três cooperativas do setor agroindustrial avícola na região Oeste do Estado do Paraná e Santa ... -
Modelos de negócio e seus efeitos no fracasso de startups : um olhar sobre as construtechs
(2019)Resumo: Startups são empresas de base tecnológica em estágio inicial focadas no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores sob condições de incerteza e buscando um modelo de negócio escalável, ...