• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em marketing
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em marketing
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A influência da língua estrangeira na empregabilidade do profissional de marketing na indústria automobilística da cidade de Curitiba e Região metropolitana

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANGELA MARIA MORENO DA SILVA.pdf (327.7Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Silva, Angela Maria Moreno da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo deste estudo foi investigar se o conhecimento de uma língua estrangeira influi na empregabilidade de profissionais da área de marketing na indústria automobilística. O estudo restringiu-se às empresas de Curitiba e região Metropolitana vinculadas fabricação de autoveículos e que possuam em seu quadro de colaboradores profissionais da área de marketing. No desenvolvimento do trabalho destacou-se a língua estrangeira como diferencial competitivo profissional. Como encaminhamento metodológico, optou-se por trabalhar numa abordagem qualitativa de natureza interpretativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista semi-estruturada com o objetivo de se obter respostas relacionadas a identificar junto ás empresas pesquisadas quais as os idiomas utilizados na comunicação formal e informal dentro das mesmas; determinar o nível de conhecimento e as habilidades mais utilizadas em línguas estrangeiras pelos colaboradores; detectar se as empresas investem na capacitação de seus colaboradores para a aquisição de conhecimento em uma língua estrangeira. Como resultado, detectou-se que os principais idiomas utilizados pelas empresas são o inglês e o espanhol e a habilidade mais utilizada é a fala. Constatou-se que a maioria das empresas investem financeiramente em cursos de capacitação para seus colaboradores para aquisição ou aprimoramento em língua estrangeira. A conclusão deste estudo apontou para o fato de que o conhecimento em língua estrangeira influi significativamente na empregabilidade de profissionais da área de marketing na indústria automobilística.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38698
    Collections
    • MBA em marketing [326]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV