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dc.contributor.authorFaria, Daguiomar do Rosariopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Suzane de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-08T16:09:12Z
dc.date.available2021-12-08T16:09:12Z
dc.date.issued2021-12-08T13:07:54Zpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38685
dc.descriptionOrientadora : Suzane de Oliveirapt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa surge de relatos e abordagens acontecidas em meu cotidiano. Situações ouvidas onde a realidade da educação no campo se vê intensamente preocupante. Partindo dessa preocupação foi feito na Escola Municipal Rural "Maria Trindade" que atende alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, uma investigação sobre a opinião dos alunos sobre os impactos ambientais, as conseqüências do mesmo e como poderiam contribuir para a preservação de sua região. Além disso, foi pesquisado como os professores da escola expõem a questão ambiental aos alunos, sobretudo focando a forma de como os alunos têm se apropriado de tal informação. O objetivo da pesquisa foi observar como a Educação Ambiental está inserida no planejamento de ensino da escola do campo e se os alunos têm conscientização da preservação do meio em que vivem. O método de pesquisa utilizado foi o descritivo, através de entrevista e interação com os alunos. A amostra foi composta por 30 a 40 alunos da escola "Maria Trindade" do município de Paranaguá. Os resultados observados foram que os alunos possuem pouca conscientização sobre educação ambiental, porém não as relacionam com suas atividades diárias. Do ponto de vista pedagógico, foi compreendido que as práticas e as propostas pedagógicas realizadas no interior das escolas do campo não trazem a conscientização pertinente ao indivíduo, provocando indagações e permitindo olhar de outra forma para os educadores, alunos e para a própria realidade das escolas do campopt_BR
dc.format.extent1 arquivo (16 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleEducação ambiental na escola do campo : uma forma de preservar o futuropt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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