• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação ambiental na escola do campo : uma forma de preservar o futuro

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DAGUIOMAR DO ROSARIO FARIA.pdf (162.4Kb)
    Data
    2021-12-08
    Autor
    Faria, Daguiomar do Rosario
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa surge de relatos e abordagens acontecidas em meu cotidiano. Situações ouvidas onde a realidade da educação no campo se vê intensamente preocupante. Partindo dessa preocupação foi feito na Escola Municipal Rural "Maria Trindade" que atende alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, uma investigação sobre a opinião dos alunos sobre os impactos ambientais, as conseqüências do mesmo e como poderiam contribuir para a preservação de sua região. Além disso, foi pesquisado como os professores da escola expõem a questão ambiental aos alunos, sobretudo focando a forma de como os alunos têm se apropriado de tal informação. O objetivo da pesquisa foi observar como a Educação Ambiental está inserida no planejamento de ensino da escola do campo e se os alunos têm conscientização da preservação do meio em que vivem. O método de pesquisa utilizado foi o descritivo, através de entrevista e interação com os alunos. A amostra foi composta por 30 a 40 alunos da escola "Maria Trindade" do município de Paranaguá. Os resultados observados foram que os alunos possuem pouca conscientização sobre educação ambiental, porém não as relacionam com suas atividades diárias. Do ponto de vista pedagógico, foi compreendido que as práticas e as propostas pedagógicas realizadas no interior das escolas do campo não trazem a conscientização pertinente ao indivíduo, provocando indagações e permitindo olhar de outra forma para os educadores, alunos e para a própria realidade das escolas do campo
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38685
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV