• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma proposta para o ensino da gramática na educação do campo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MIRNA RUTHES.pdf (163.4Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Ruthes, Mirna
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Um dos grandes desafios no ensino da Língua Portuguesa na educação do campo é o trabalho com a gramática. Encontramos professores se questionando de que maneira e o que deve ser ensinado? Que enigma é esse que os próprios professores não conseguem desvendar? Por que a gramática é vista pelos alunos do campo como algo inacessível? Pretendemos demonstrar neste trabalho, por meio de teoria e prática, que os conteúdos gramaticais podem ser ensinados de um jeito relevante, significativo na educação do campo, concedendo privilégio a reflexão sobre a língua, diferente do que se tem visto nas escolas regulares, que os "ensina" através de exercícios isolados, repetitivos e cansativos, cujo único fim é o reconhecimento e a memorização da terminologia, causando o desinteresse pela aprendizagem da sua língua materna. Neste artigo, apresentaremos algumas atividades de análise lingüística para a turma de Projovem do município de Porto Barreiro. Desejamos com isto, favorecer situações nas quais os alunos tenham oportunidade de pensar sobre os fatos da língua, bem como sobre os textos que lêem e escrevem, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e as Diretrizes da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (DCES), fazendo com que estas situações sejam interessantes, para isso os textos serão escolhidos a partir da realidade dos alunos. Para tanto, serão abordados, por meio de pesquisa bibliográfica, alguns tópicos importantes sobre o tema, tais como as concepções de linguagem, uma vez que acreditamos que é a partir delas que o professor estrutura seu trabalho em sala de aula. Também será abordado o tópico educação do campo e língua portuguesa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38627
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV