dc.contributor.author | Nascimento, Sílvia Maria do | pt_BR |
dc.contributor.other | Fleig, Daniel Gustavo, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T15:22:45Z | |
dc.date.available | 2022-09-22T15:22:45Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38572 | |
dc.description | [orientador não informado] | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trocam informações importantes para o seu dia-a-dia. O manejo com hortaliças é algo que está presente na vida do campo de nossos alunos indígenas. Tendo em vista este fato, a Escola Estadual Indígena propõe a seus alunos a oportunidade de estarem aprendendo esta atividade, além de proporcionar espaço para observação e realização de experimentos na horta da escola, a criação da horta possibilitará ao aluno perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente e para a qualidade de vida com uma alimentação saudável. No entanto, alguns obstáculos ainda precisam ser vencidos para se consolidar as experiências interdisciplinares, como a horta requer, cito entre eles: enfrentar em sala de aula os problemas locais, sempre considerando que estes envolvendo aspectos indissociáveis (históricas, sociais, ambientais, econômicas e éticas) no estudo de sua complexidade, buscando desenvolver nos alunos uma postura crítica e reflexiva; incentivo por parte dos supervisores escolares de discussões e planos de trabalhos em grupo (professores de todas as disciplinas), uma vez que não há continuidade em ações isoladas; falta de hábito dos professores de exercitarem a prática de aulas ministradas no exterior das salas de aula e formação para a equipe. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (12 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Hortaliças - Cultivo | pt_BR |
dc.title | Importância e desafios da horta na Escola Indígena Pindoty | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |