Importância e desafios da horta na Escola Indígena Pindoty
Resumo
A escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trocam informações importantes para o seu dia-a-dia. O manejo com hortaliças é algo que está presente na vida do campo de nossos alunos indígenas. Tendo em vista este fato, a Escola Estadual Indígena propõe a seus alunos a oportunidade de estarem aprendendo esta atividade, além de proporcionar espaço para observação e realização de experimentos na horta da escola, a criação da horta possibilitará ao aluno perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente e para a qualidade de vida com uma alimentação saudável. No entanto, alguns obstáculos ainda precisam ser vencidos para se consolidar as experiências interdisciplinares, como a horta requer, cito entre eles: enfrentar em sala de aula os problemas locais, sempre considerando que estes envolvendo aspectos indissociáveis (históricas, sociais, ambientais, econômicas e éticas) no estudo de sua complexidade, buscando desenvolver nos alunos uma postura crítica e reflexiva; incentivo por parte dos supervisores escolares de discussões e planos de trabalhos em grupo (professores de todas as disciplinas), uma vez que não há continuidade em ações isoladas; falta de hábito dos professores de exercitarem a prática de aulas ministradas no exterior das salas de aula e formação para a equipe.
Collections
- Educação do campo [600]