dc.contributor.advisor | Klock, Margio Cezar Loss, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Muller, Gracielle Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação do Campo e Agricultura Familiar Camponesa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T15:19:31Z | |
dc.date.available | 2022-05-10T15:19:31Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38561 | |
dc.description | Orientador: Márgio Cezar Loss Klock | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo buscar uma forma de trabalhar com a disciplina de Matemática no Projovem Campo – Saberes da Terra. Este será apresentado na forma de um artigo com pesquisa bibliográfica a respeito deste tema. Sabendo que a proposta do programa Projovem Campo – Saberes da Terra é trabalhar de forma interdisciplinar, relacionando os conteúdos científicos com os saberes locais dos alunos deste programa, existe a necessidade de se pensar outra forma de trabalhar com a matemática. Desta forma, vem à proposta da tendência em Educação Matemática, a Etnomatemática. Esta proposta valoriza a matemática local, presente nos diferentes grupos socioculturais e valoriza os conceitos informais construídos pelos alunos destes grupos, através de suas experiências. Esta é uma metodologia relativamente difícil de trabalhar, pois exige um conhecimento que está além do conhecimento acadêmico. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Etnomatematica | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Educação | pt_BR |
dc.title | A matemática na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |