dc.contributor.advisor | Silva, Luiz Rogerio Oliveira da, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Brasil, Sandra Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T18:15:56Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T18:15:56Z | |
dc.date.issued | 2022-01-07T15:14:32Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38468 | |
dc.description | Orientador : Luiz Rogério Oliveira da Silva | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: [2011] | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo foi desenvolvido na perspectiva de aprofundar conhecimentos a respeito do movimento campo-cidade, buscando compreender como a Educação do Campo pode contribuir para a valorização do campo e das pessoas que nele habitam. Para tanto, por meio de pesquisa de campo junto a alunos e educadores de uma escola do município de Juranda, realizada no início de abril do ano de 2011, foram levantadas informações a cerca do processo de migração de pessoas da zona rural para zona urbana do referido município e também para outros municípios maiores. Os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para a premissa de que a Educação do Campo somente pode ser materializada se houver compreensão da realidade em que se deseja inseri-la e desenvolvê-la, assim como das peculiaridades das pessoas e dos movimentos sociais ai existentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Educação do campo : uma educação pautada na compreensão da realidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |