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dc.contributor.advisorTavares, Andressa Kerecz, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorTavares, Andressa Kerecz, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T16:09:03Z
dc.date.available2022-05-02T16:09:03Z
dc.date.issued2022-05-02T13:08:13Zpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38426
dc.descriptionOrientador: Andressa Kerecz Tavarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractNo litoral do Paraná se concentram os remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica, considerados os mais conservados do Brasil, este fato, somado ao isolamento geográfico, limitou as praticas agrícolas no local, fazendo com que os moradores da região desenvolvessem um conhecimento particular sobre as especificidades e potencialidades regionais. O objetivo deste trabalho é reconhecer e entender os conhecimentos agricultores e suas influencias sobre sua propriedade, sua vida e sua produção agrícola. A pesquisa foi realizada no município de Antonina, litoral do Paraná. A metodologia para a obtenção de informações utilizada foi de Geilfus (2002), com adaptações, a qual possibilitou o trabalho direto no campo e consistiu em três etapas: a)entrevistas semi-estruturadas sobre o agricultor, sua propriedade e manejos adotados; b) confecção de croquis das terras feitos juntos com os agricultores e c) caminhamentos na propriedade. Foram visitadas oito famílias de agricultores, todos os membros participaram da pesquisa, as entrevistas foram realizadas em grupo, totalizando aproximadamente cinqüenta pessoas. Observou-se que o conhecimento variou conforme a origem dos agricultores, escolaridade, tempo de trabalho na atividade agrícola e idade. E que estas características influenciam na vida destes agricultores desde a tomada de decisões na sua propriedade rural, tipo de produção agrícola convencional ou agroecologica, e no modo de vida que estas famílias desfrutam. Reconhecer os saberes destes agricultores colabora para um melhor entendimento da realidade desta região. Munido destas informações o educador, engenheiro agrônomo (extensionista ou agrônomo-educador), segundo FREIRE (1983), tem uma ferramenta importante no processo educativo, para que seu trabalho não seja somente um repasse de técnicas, mas sim participe desse complexo sistema que é a relação entre homem e a natureza de forma mais ampla e de acordo com a realidade de cada região.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPovos tradicionaispt_BR
dc.subjectConhecimento tradicional associadopt_BR
dc.subjectAgricultura familiar - Paranápt_BR
dc.subjectAntonina (Paraná)pt_BR
dc.titleA influência do conhecimento popular sobre o modo de vida de agricultores de Antonina-PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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