• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A influência do conhecimento popular sobre o modo de vida de agricultores de Antonina-PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANDRESSA KERECZ TAVARES.pdf (573.0Kb)
    Data
    2022-05-02
    Autor
    Tavares, Andressa Kerecz, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    No litoral do Paraná se concentram os remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica, considerados os mais conservados do Brasil, este fato, somado ao isolamento geográfico, limitou as praticas agrícolas no local, fazendo com que os moradores da região desenvolvessem um conhecimento particular sobre as especificidades e potencialidades regionais. O objetivo deste trabalho é reconhecer e entender os conhecimentos agricultores e suas influencias sobre sua propriedade, sua vida e sua produção agrícola. A pesquisa foi realizada no município de Antonina, litoral do Paraná. A metodologia para a obtenção de informações utilizada foi de Geilfus (2002), com adaptações, a qual possibilitou o trabalho direto no campo e consistiu em três etapas: a)entrevistas semi-estruturadas sobre o agricultor, sua propriedade e manejos adotados; b) confecção de croquis das terras feitos juntos com os agricultores e c) caminhamentos na propriedade. Foram visitadas oito famílias de agricultores, todos os membros participaram da pesquisa, as entrevistas foram realizadas em grupo, totalizando aproximadamente cinqüenta pessoas. Observou-se que o conhecimento variou conforme a origem dos agricultores, escolaridade, tempo de trabalho na atividade agrícola e idade. E que estas características influenciam na vida destes agricultores desde a tomada de decisões na sua propriedade rural, tipo de produção agrícola convencional ou agroecologica, e no modo de vida que estas famílias desfrutam. Reconhecer os saberes destes agricultores colabora para um melhor entendimento da realidade desta região. Munido destas informações o educador, engenheiro agrônomo (extensionista ou agrônomo-educador), segundo FREIRE (1983), tem uma ferramenta importante no processo educativo, para que seu trabalho não seja somente um repasse de técnicas, mas sim participe desse complexo sistema que é a relação entre homem e a natureza de forma mais ampla e de acordo com a realidade de cada região.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38426
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV