dc.contributor.advisor | Tesser, Gelson João, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Soczek, Daniel | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T13:39:28Z | |
dc.date.available | 2019-11-12T13:39:28Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38415 | |
dc.description | Orientador : Gelson Tesser | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste estudo Ø apresentar aproximaies reflexivas que visem uma possvel sistematizaªo do conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo educacional sob esta tica volitiva da aªo no que incide, principalmente, disciplina de Filosofia e seu ensino. A pergunta norteadora desta monografia Ø: como seria possvel despertar o interesse de alunos de ensino mØdio para o estudo da Filosofia? As reflexies aqui sistematizadas estªo centradas na crtica ao conceito de vontade no pensamento de Rousseau e Habermas e apontam para a possibilidade de viabilizar o exerccio da autenticidade poltica como espao da experimentaªo, criaªo e destruiªo de possibilidades de existŒncia no mundo considerando uma revisªo do papel da Escola pela construªo de uma prÆxis pedaggica otimista, que resgate o papel da vontade na constituiªo do mundo. As sistematizaies aqui esboadas apontam que o engajamento intersubjetivo a realizaªo da vontade - projeta o indivduo da imobilidade para a aªo fazendo com que, coletivamente, realize o que poderia ser chamado aqui de interesse pœblico. Este texto tem como preocupaªo trazer para o campo da discussªo terica uma perspectiva de pensar a aªo social que se efetiva pela vontade de participar para, efetivamente, contribuir para uma reflexªo dos processos de participaªo social que resultam na ampliaªo e consolidaªo do paradigma democrÆtico como pressuposto de uma prÆtica educacional. Decorre da a apresentaªo de algumas afirmaies hipotØticas que visam uma exposiªo a respeito do conceito de vontade como mola propulsora da aªo. O texto conclui destacando a importncia da reflexªo sobre o conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo de emancipaªo social enquanto desenvolvimento da sociedade sob a tica volitiva no que tange, principalmente, a ideia de exerccio pleno da cidadania enquanto afirmaªo dessa vontade. | pt_BR |
dc.format.extent | 65 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofia | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |