dc.contributor.advisor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Bobato, Rafaela | pt_BR |
dc.contributor.other | Sedor, Fernando Antonio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T18:22:04Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T18:22:04Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38089 | |
dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Fernando A. Sedor | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A diversidade da avifauna brasileira se destaca em comparação com a diversidade de países do Hemisfério Norte, porém no quesito educação a situação parece se inverter. De forma a unir educação em Ciências, evolução e riqueza da avifauna, a proposta deste trabalho foi proporcionar a alfabetização científica com temas referentes à evolução de aves de forma construtivista em uma oficina denominada: Dinossauros ainda vivem?: Observação de Aves e Evolução – um estudo de caso. A oficina foi aplicada em dois eventos, primeiramente no Instituto Volvo Ambiental durante a Semana de proteção à Fauna, e posteriormente no Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, ambos no Município de Curitiba no Estado do Paraná, contando com um total de 17 participantes. A oficina consistiu de dois momentos, um teórico-prático em sala de aula onde a história evolutiva das aves foi sendo desvendada pelos próprios alunos com base em observações dos materiais, como aves taxidermizadas e réplica do fóssil de uma das primeiras aves. E um segundo momento prático de observação de aves nos bosques com utilização de binóculos e guias de identificação de aves. As atividades foram avaliadas com base em respostas à questionários pré e pós aplicação da oficina. Inicialmente 14 participantes declaram achar que os dinossauros haviam todos sido extintos, e posteriormente todos consideraram as aves como sendo dinossauros. Na atividade para escrever o nome das aves comuns apresentadas em imagens, somente 5 acertaram todas, e a ave mais citada na parte disponível para citar 5 aves que conheciam, foi o papagaio, sendo a calopsita e o periquito as espécies exóticas com mais citações após o papagaio. No entanto a atividade mostrou-se válida frente ao interesse demonstrado pelos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Aves - Evolução | pt_BR |
dc.title | Dinossauros ainda vivem? : observação de aves e evolução - um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |