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dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorBobato, Rafaelapt_BR
dc.contributor.otherSedor, Fernando Antoniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T18:22:04Z
dc.date.available2022-09-19T18:22:04Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38089
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Fernando A. Sedorpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A diversidade da avifauna brasileira se destaca em comparação com a diversidade de países do Hemisfério Norte, porém no quesito educação a situação parece se inverter. De forma a unir educação em Ciências, evolução e riqueza da avifauna, a proposta deste trabalho foi proporcionar a alfabetização científica com temas referentes à evolução de aves de forma construtivista em uma oficina denominada: Dinossauros ainda vivem?: Observação de Aves e Evolução – um estudo de caso. A oficina foi aplicada em dois eventos, primeiramente no Instituto Volvo Ambiental durante a Semana de proteção à Fauna, e posteriormente no Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, ambos no Município de Curitiba no Estado do Paraná, contando com um total de 17 participantes. A oficina consistiu de dois momentos, um teórico-prático em sala de aula onde a história evolutiva das aves foi sendo desvendada pelos próprios alunos com base em observações dos materiais, como aves taxidermizadas e réplica do fóssil de uma das primeiras aves. E um segundo momento prático de observação de aves nos bosques com utilização de binóculos e guias de identificação de aves. As atividades foram avaliadas com base em respostas à questionários pré e pós aplicação da oficina. Inicialmente 14 participantes declaram achar que os dinossauros haviam todos sido extintos, e posteriormente todos consideraram as aves como sendo dinossauros. Na atividade para escrever o nome das aves comuns apresentadas em imagens, somente 5 acertaram todas, e a ave mais citada na parte disponível para citar 5 aves que conheciam, foi o papagaio, sendo a calopsita e o periquito as espécies exóticas com mais citações após o papagaio. No entanto a atividade mostrou-se válida frente ao interesse demonstrado pelos alunos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectAves - Evoluçãopt_BR
dc.titleDinossauros ainda vivem? : observação de aves e evolução - um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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