dc.contributor.advisor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Marina Rosa Stec dos, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Regiane Stafim da | pt_BR |
dc.contributor.other | Sallai, Claudia Maria, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T18:09:45Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T18:09:45Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38086 | |
dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pillegi de Souza | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Claudia Maria Sallai Tanhoffe | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A atualização profissional na área de Educação tem se tornado cada vez mais necessária em decorrência do grande fluxo de novas informações e conhecimentos. Nesse contexto, as atividades de formação continuada têm desempenhado o papel de amenizar os problemas relacionados a essa desatualização e mesmo a deficiências na formação inicial. Entre os conhecimentos que podem ter sido pouco explorados ou mesmo inexplorados durante a formação desses profissionais estão aqueles relativos à Neuroeducação, área que engloba conhecimentos neurocientíficos relacionados ao campo educacional. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar atividades de formação continuada sobre Neuroeducação para profissionais da Educação Básica e a perspectiva desses sobre essa área de estudo. Para isso foram acompanhados um curso e duas palestras realizadas em três colégios da região de Curitiba, que resultaram na análise dos conteúdos abordados nessas atividades formativas, análise da visão dos participantes em relação ao tema, bem como da palestrante, por meio de questionários respondidos ao final das atividades. Dentre os temas abordados nas palestras e curso estão a aprendizagem, a memória, a atenção, os ritmos biológicos e o funcionamento do sistema nervoso. A exploração das respostas dos questionários apontou que estes profissionais consideram haver relação entre as Neurociências e a Educação, e que eles conseguem correlacioná-la com situações do cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |