• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação à distância
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação à distância
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uso do material didático impresso em cursos de educação a distância

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MELQUISEDEQUE DE SOUZA DUARTE.pdf (293.8Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Duarte, Melquisedeque de Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta um breve estudo teórico sobre educação a distância, a importância e as características do material didático, especificamente o material didático impresso. A pesquisa teve como objetivo analisar de modo teórico-empírico, um material didático impresso, questionando-se que aspectos seriam considerados importantes na sua elaboração. Foi uma pesquisa qualitativa descritiva documental utilizando-se como objeto de estudo o livro texto Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Universidade Potiguar em Natal (RN). Utilizou-se para a coleta de dados, os critérios estabelecidos por Sales (2005) para elaboração de um material didático, que são: interatividade, sequenciação de ideias e conteúdos, relação teoria prática, autoavaliação, linguagem clara e concisa, glossário, exemplificações cotidianas e/ou científicas, resumos e animações. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que o livro texto Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental está em acordo com o que preconiza Sales (2005) estando presentes a maioria dos critérios analisados. O material está escrito em linguagem clara, compreensível, apresentando questões de reflexão, ilustrações, ícones, atividades práticas e do cotidiano do aluno e atividades avaliativas
     
    Abstract: This paper presents a brief theoretical study of distance education, the importance and characteristics of the didactical material specifically printed course material. The research aimed to analyze the theoretical and empirical way, a printed educational material, wondering what would be considered important aspects in their development. It was a descriptive qualitative research document that was used as an object of study of the textbook Development and Environmental Sustainability found at the Potiguar University in Natal (RN). Was used for data collection, the criteria established by Sales (2005) for elaboration of didactic material, which are: interactivity, sequencing of ideas and content, the theory practice relation, self-assessment, clear and concise language, glossary, daily and / or scientific exemplifications, abstracts and animations. According to the results obtained, it was observed that the book - Development and Environmental Sustainability - is in line with what advocates Sales (2005), being present most of the criteria analyzed. The material is written in a language guy, understandably, with questions for reflection, illustrations, icons, practical activities and daily life of the student and evaluation activities
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33063
    Collections
    • Educação à distância [213]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV