Uso do material didático impresso em cursos de educação a distância
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta um breve estudo teórico sobre educação a distância, a importância e as características do material didático, especificamente o material didático impresso. A pesquisa teve como objetivo analisar de modo teórico-empírico, um material didático impresso, questionando-se que aspectos seriam considerados importantes na sua elaboração. Foi uma pesquisa qualitativa descritiva documental utilizando-se como objeto de estudo o livro texto Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Universidade Potiguar em Natal (RN). Utilizou-se para a coleta de dados, os critérios estabelecidos por Sales (2005) para elaboração de um material didático, que são: interatividade, sequenciação de ideias e conteúdos, relação teoria prática, autoavaliação, linguagem clara e concisa, glossário, exemplificações cotidianas e/ou científicas, resumos e animações. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que o livro texto Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental está em acordo com o que preconiza Sales (2005) estando presentes a maioria dos critérios analisados. O material está escrito em linguagem clara, compreensível, apresentando questões de reflexão, ilustrações, ícones, atividades práticas e do cotidiano do aluno e atividades avaliativas Abstract: This paper presents a brief theoretical study of distance education, the importance and characteristics of the didactical material specifically printed course material. The research aimed to analyze the theoretical and empirical way, a printed educational material, wondering what would be considered important aspects in their development. It was a descriptive qualitative research document that was used as an object of study of the textbook Development and Environmental Sustainability found at the Potiguar University in Natal (RN). Was used for data collection, the criteria established by Sales (2005) for elaboration of didactic material, which are: interactivity, sequencing of ideas and content, the theory practice relation, self-assessment, clear and concise language, glossary, daily and / or scientific exemplifications, abstracts and animations. According to the results obtained, it was observed that the book - Development and Environmental Sustainability - is in line with what advocates Sales (2005), being present most of the criteria analyzed. The material is written in a language guy, understandably, with questions for reflection, illustrations, icons, practical activities and daily life of the student and evaluation activities
Collections
- Educação à distância [213]