dc.contributor.advisor | Meier, Marineli Joaquim, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cordeiro, Maria José Belém | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T12:53:03Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T12:53:03Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33058 | |
dc.description | Orientador: Marineli Joaquim Meier | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar as representações sociais que os professores formadores do Instituto de Educação Superior Presidente/IFESP fazem da Educação a Distância - EaD. Foi analisado o discurso de vinte e quatro professores do IFESP, obtido através da realização de entrevistas com roteiro prédeterminado. Na análise dos dados coletados utilizou-se como referencial teórico a análise de conteúdo dos discursos, que tem um caráter temático e frequencial. Evidenciou-se que os professores constroem as representações sociais da EaD em torno das dimensões que se delineiam no entendimento do que é a EaD, suas implicações, bem como a descrição e sentimentos dos professores em relação a ela. Para 78,16% dos professores a EaD é entendida como uma modalidade de ensino capaz de contribuir para a transformação do ser humano e da sociedade e isso significa que existem unidades de conteúdos usados pelos sujeitos para constituir os esquemas e as relações possíveis entre as estruturas discursivas. Para (21,84%) dos professores a EaD é relacionada ao processo de ensino aprendizagem, apresenta características que a diferencia do ensino regular e exige dos professores formação específica e autonomia no seu fazer docente. Os demais discursos traduzem as implicações em face do surgimento dessa modalidade de educação na interface que a descreve como uma prática pedagógica que se realiza a partir de um diferencial que a vincula aos avanços da Tecnologia da Informação e da Comunicação e as necessidades existentes no cotidiano das pessoas como a ampliação do acesso ao conhecimento. O aspecto referente aos sentimentos que se deixa transparecer no detalhamento dos discursos de cada professor sobre a EaD é no sentido dos problemas que estão sendo gerados diante dessa nova realidade e como o sistema educacional pode enfrentá-los. Evidencia-se, então, que a EaD é uma modalidade de educação que destina-se àqueles que por motivo de falta de tempo ou por problemas de distância não podem se submeter ao modelo presencial de ensino. A prática pedagógica do professor na EaD é descrita pelo seu aspecto mediador e autônomo do processo de ensino aprendizagem. Enfim, o desafio de apreender e analisar as representações sociais que os professores do IFESP fazem da EaD concretiza-se na definição da mesma como modalidade de educação que se diferencia da educação presencial e é percebida com particularidades e implicações que serão determinantes na prática pedagógica a ser desenvolvida pelos professores e todos os profissionais envolvidos nessa nova modalidade de educação | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Representação social da EAD : uma pesquisa com professores do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |