Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerotti, Eleni Elizabeth Gotrifidpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Francisca Gomes dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T17:30:13Z
dc.date.available2022-07-22T17:30:13Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33053
dc.descriptionOrientador: Eleni Elizabeth Gotrifid Perottipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O Departamento Penitenciário Nacional reconhece a crise do Sistema Penitenciário Nacional e a urgência em reestruturá-lo. Uma das medidas foi a firmação de um Protocolo de Intenções em 2005, objetivando conjugar esforços para a implementação da política nacional de educação de jovens e adultos no contexto da execução penal. Para operacionalizar a educação, foi criado o Projeto Educando para a Liberdade. Tal projeto representa uma referência fundamental na construção de uma política pública integrada e cooperativa, capaz de implementar o que assegura a Lei de Execuções Penais no que se refere à assistência educacional. Outro fator importante é que essa educação seja de qualidade e fundamentada no desenvolvimento integral dos privados de liberdade, capaz de reduzir as vulnerabilidades e promover a integração e a participação social. A proposta do curso a distância, destinado aos docentes da Educação Prisional, propõe uma formação continuada e capacitação sobre o uso das mídias audiovisuais no âmbito da educação prisional. Para a estruturação desse curso foi necessário conhecer as mediações pedagógicas existentes no que diz respeito ao uso das mídias audiovisuais como ferramenta pedagógica utilizadas em sala de aula. Na maioria das instituições de ensino está presente o uso dessas mídias, e por ser um recurso pedagógico tão atraente e popular acaba por interferir no modo de pensar, agir e se relacionar com o mundo. Nesse sentido, a proposta desse curso procura mostrar como é utilizada essa mídia para promover a aprendizagem de forma crítica e atualizada, já que a educação deve integrar as mídias. Sendo assim, as mídias audiovisuais, podem ser usadas como recurso para educar o olhar, motivar os alunos e transformar as aulas em laboratórios do conhecimento humano e assim contribuir para a formação de cidadãos que conseguem ver além das imagens e participar democraticamente dos processos políticos e sociais do contexto em que estão inseridos. Para tanto, foi realizado um diagnóstico por meio de aplicação de questionário semi estruturado, com os docentes que lecionam o ensino fundamental e médio da educação prisional da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó – RN, onde foi constatada a disponibilidade dos professores a participar do curso a distância tendo em vista a flexibilidade de tempo e espaço, o acesso às tecnologias, dentre outros. Também foi realizado um estudo bibliográfico sobre Educação a Distância, mídias, formação profissional e Educação Prisional. Teoricamente o trabalho se fundamenta em autores que há muito tempo se dedicam a tais temas: MORAN, CARVALHO, ONOFRE, dentre outros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The National Penitentiary Department recognizes the crisis in the National Penitentiary System and the urgency to restructure it. One step was the firmation of a Memorandum of Understanding in 2005, aligning efforts to implement the national policy for youth and adults in the context of criminal enforcement. To operationalize the education, created the project "Educating for Liberty. This project represents a key reference in the construction of an integrated public policy and cooperative, able to implement this ensures the Law of Penal Execution in regard to educational assistance. Another important factor is that such education is based on the quality and integral development of persons deprived of freedom, able to reduce vulnerabilities and promote social integration and participation. The proposed distance education for teachers of Correctional Education, offers a continuing education and training on the use of audiovisual media in the context of prison education. For the structure of the course was necessary to know the existing pedagogical mediations with respect to the use of audiovisual media as a pedagogical tool used in the classroom. In most educational institutions this is the use of these media, and for being an educational resource so attractive and popular eventually interfere in the way of thinking, acting and relating with the world. Accordingly, the purpose of this course will show how this media is used to promote learning in a critical and updated, since education should integrate the media.Therefore, the audiovisual media can be used as a resource to educate the eye, motivate students and make classes in laboratories of human knowledge and thus contribute to the formation of citizens who can see beyond the images and participate democratically in political processes and social context in which they live. For this, a diagnosis was made through the application of semi-structured, with teachers who teach elementary school and middle of prison education Seridó State Penitentiary, in Caicó – RN, it was shown the willingness of teachers to participate in distance learning course aimed at flexibility of time and space, access to technology, among others. Also a study literature on distance education, media, training and Prison Education. Theoretically, the work is based on authors who have long engaged in these top issues: MORAN, OAK, ONOFRE, among otherspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectPrisão - Educaçãopt_BR
dc.titleMídia audiovisual : uma proposta de um curso a distância destinado aos docentes da educação prisionalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples