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dc.contributor.advisorKnoll, Ariana Chagas Gerzson, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorDumaresq, Ana Paula da Silva Dantaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T11:59:51Z
dc.date.available2022-07-22T11:59:51Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33047
dc.descriptionOrientador: Ariana Chagas Gerzson Knollpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A realização deste trabalho teve por objetivo principal verificar a importância da criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a formação dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire de Andrade, determinando-se, especificamente, caracterizar o perfil do aluno da academia de polícia militar em estudo; levantar, junto aos alunos, informações sobre a sua opinião referente à formação profissional e a educação à distância; e identificar a funcionalidade da educação envolvendo os ambientes virtuais e a interatividade. Através da criação desse ambiente as atividades de ensino serão facilitadas, além de agilizar na transferência de informações, oferecendo conhecimento sobre o histórico escolar, conteúdo de cada disciplina, podendo, também, o docente ter acesso e manter uma comunicação mais ágil com os alunos. Além disso, todo o material de estudo de determinada disciplina, plano de aulas, atualizações, ficaria à disposição do aluno nesse ambiente, podendo, também, interagir com outros alunos e com os professores até mesmo para a confecção e postagem de trabalhos. Para tanto foram realizadas abordagens envolvendo considerações sobre a educação à distância, apresentando-se alguns aspectos sobre esse tipo de ensino, bem como da importância da formação profissional à distância e a legislação vigente. Em outro momento aborda-se sobre os ambientes virtuais de aprendizagem, direcionando-se para sua atuação e aplicabilidade. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa do tipo descritivo, com procedimento técnico envolvendo uma pesquisa de campo e análise dos dados de forma quantitativa. O universo trabalhado envolveu todos os alunos da Academia, totalizando em 16 alunos oficiais, caracterizando em um estudo censitário, com dados coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. Ao término do estudo, pode-se constatar que através da implantação do AVA, o acesso dos alunos à informação será facilitado, além de obtê-la com mais agilidade, bem como a prestação de serviços, extinguindo-se a obrigatoriedade das apostilas, que equivale a maior parte dos custos e, baseando-se nos resultados apresentados, concluiu-se que essa implantação seria relevante, pois, em se tratando de Segurança Pública, a Polícia Militar do RN precisa estar atualizada com as novas tecnologias, contribuindo para o aperfeiçoamento no combate à criminalidadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPoliciais - Ensino via Webpt_BR
dc.titleA importância de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a formação dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel.Milton Freire de Andradept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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