• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação à distância
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação à distância
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de geografia e as tecnologias da informação e comunicação : uma proposta de formação docente na modalidade de ensino à distância

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    JOMARA DANTAS PESSOA.pdf (409.1Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Pessoa, Jomara Dantas
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O atual meio técnico-científico-informacional requer que o ensino de Geografia apresente respostas a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na prática educativa, de modo a alicerçar o desenvolvimento e a melhoria na qualidade do ensino, através de recursos tecnológicos que auxiliem no processo ensino-aprendizagem. Em face desse contexto, o presente trabalho reflete o interesse de conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Geografia do ensino fundamental II da rede estadual e municipal da cidade de Caraúbas associado ao uso das tecnologias da comunicação e informação TICs, discutindo os fatores que facilitam e/ou que dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esse recurso à sua prática pedagógica. Em termos específicos buscou-se compreender a avaliação que fazem da própria formação, no que se refere ao desenvolvimento das competências necessárias para o uso pedagógico das TICs e, além disso, propor processos de capacitação na modalidade a distância para o seu uso no âmbito da aula de Geografia. A pesquisa foi conduzida com 05 professores de Geografia, selecionados em 03 unidades escolares, sendo duas da rede estadual e uma da rede municipal, que trabalham com o ensino fundamental II na cidade de Caraúbas. Utilizou-se um questionário misto, com questões fechadas e abertas que foram aplicadas com esses sujeitos. Concomitante a aplicação dos questionários, foram realizadas observações in locu, onde se procurou na medida do possível acompanhar o cotidiano escolar para o delineamento do perfil dessas instituições pesquisadas, bem como conhecer as práticas pedagógicas inerentes aos professores de Geografia, sobretudo, no que se refere aos usos das TICs. Ametodologia empregada foi a abordagem de cunho qualitativo e de natureza descritiva, apoiada em pesquisa de campo. A análise dos dados orientou o processo de interpretação das respostas às questões. As referências teóricas para a construção das reflexões dos professores foram Moran (2000; 2011), Valente (1993) Almeida (1998), Vesentini (2003). Os resultados mostram que a formação continuada que os professores realizam não é suficiente para prepará-los no âmbito da utilização das TICs no ensino de Geografia. Apesar das necessidades expressas pelo atual cenário educacional que denota a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas, a realidade revela um cenário diferente do apregoado pela literatura especializada, do uso das tecnologias da comunicação e informação. Os resultados da pesquisa nortearam o planejamento de um curso de capacitação à distância na formação de uso das TICs no contexto das aulas de Geografia, fomentando melhorarias na qualidade para o seu uso refletindo-se numa utilização que propicie a aprendizagem dos alunos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33040
    Collections
    • Educação à distância [213]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV