Ciências Sociais e Aplicadas: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 181-200 of 7754
-
A relação entre indústria Pet e Varejista para tomada de decisões relacionadas às estratégias de marketing
(2024)Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing adotadas pelo pet shop Rei dos Animais e o impacto de suas parcerias com a indústria e a distribuidora. A pesquisa envolveu entrevistas com o ... -
Processo decisório sobre demissão na perspectiva de gestores
(2025)Resumo: O processo decisório consiste em uma série de etapas seguidas para chegar a uma decisão, motivado pela necessidade de resolver um problema ou explorar uma oportunidade. É notável a presença deste processo no ... -
Práticas e ferramentas de gestão do conhecimento aplicadas no departamento fiscal de uma pequena empresa de contabilidade
(2025)Resumo: A perda do conhecimento é um desafio para pequenas e grandes empresas, tendo em vista que o conhecimento é um dos ativos organizacionais mais relevantes no contexto atual. O presente trabalho tem o objetivo de ... -
Transformação digital aplicada em uma estrutura de negócios sob demanda para o mercado de peças de reposição
(2025)Resumo: Neste artigo, explora-se a jornada da de uma empresa alemã multinacional no ramo de componentes automotivos, uma empresa com mais de um século de história, diante dos desafios dinâmicos na indústria automotiva em ... -
Plano estratégico para empresa G G Lins Oper Training
(2025)Resumo: Este trabalho apresenta a realização de um mapa estratégico para a empresa G G Lins Oper Training. São abordados os fundamentos de planejamento estratégico. A missão, a visão e o objetivo estratégico foram definidos. ... -
Perfil do consumidor de nutracêuticos em Curitiba e região metropolitana do estado do Paraná
(2024)Resumo: O mercado de nutracêuticos vem apresentando crescimento em escala global acompanhado de mudanças no comportamento alimentar da população e maiores preocupações com a saúde e bem-estar. Este trabalho tem por objetivo ... -
Inteligência artificial no dimensionamento de produtos em uma indústria de nobreaks
(2025)Resumo: A busca por eficiência, competitividade e maneiras de melhorar a experiência de compra dos clientes tem levado as empresas a adotarem soluções tecnológicas inovadoras. Nesse cenário de transformação digital, a ... -
Inovação de marketing na indústria de cosméticos : um estudo de caso da Quintal Dermocosméticos
(2025)Resumo: A indústria de cosméticos está em crescimento tanto no Brasil quanto no mundo, o que aumenta a relevância e a competitividade no setor. A inovação, aliada ao marketing, é um dos principais diferenciais empresariais, ... -
O impacto da gestão de escopo na redução do time to market em projetos de eletrodomésticos
(2025)Resumo: A redução do Time to market (TtM) é essencial para a competitividade da indústria de eletrodomésticos, permitindo que as empresas respondam rapidamente ao mercado. No entanto, a gestão inadequada do escopo pode ... -
Gestão estratégica para metalúrgicas de pequeno porte
(2024)Resumo: A gestão estratégica é fundamental para a competitividade de metalúrgicas de pequeno porte em mercados altamente dinâmicos. Este artigo explora como estratégias bem definidas e adequadas à realidade da empresa podem ... -
Ferramenta de verificação de dados em documento técnico de engenharia
(2025)Resumo: Este projeto apresenta o contexto para a elaboração de uma ferramenta que realiza leitura de atributos mapeados em formato de imagem, as converte para texto e alimenta uma interface ao usuário, para tomada de decisão ... -
Fatores que levam ao desligamento dos profissionais da área comercial de uma empresa de telefonia
(2025)Resumo: O controle do turnover e do absenteísmo, principalmente no período pós pandemia, passaram a ser um grande desafio para as empresas. O mercado de Telecom vem também sendo diretamente impactado pelo aumento das taxas ... -
Estudo de caso : impacto da carreira técnica na retenção dos engenheiros de P&D na empresa Embraco compressores
(2025)Resumo: Este estudo de caso investiga o impacto da carreira técnica na retenção de profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Embraco Compressores, com foco na revitalização do modelo de carreira técnica ... -
A estruturação do gabinete parlamentar de vereador : estratégias para uma gestão eficiente
(2025)Resumo: Este trabalho analisa a estruturação do gabinete parlamentar de um representante da Câmara Municipal de Curitiba, com base em metodologias modernas de gerenciamento de projetos e práticas ágeis, buscando compreender ... -
Estratégia para empresa familiar de manutenção automotiva
(2025)Resumo: Este trabalho analisa a situação de uma oficina mecânica familiar com mais de 60 anos de atuação, atualmente em transição para a terceira geração, destacando os desafios inerentes à sucessão geracional, à informalidade ... -
Electrolux na América Latina : estratégias de internacionalização e seus impactos decisivos
(2025)Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de internacionalização adotadas pela Electrolux na América Latina, com foco na aquisição de empresas locais no mercado latino-americano focado no Brasil, ... -
Ecommerce para pequenos varejistas : a importância das plataformas ecommerce para o comércio eletrônico
(2023)Resumo: O presente trabalho teve objetivo de estudar a relação entre os pequenos varejistas e as plataformas de e-commerce no contexto do comércio eletrônico para isso se procurou investigar o conhecimento que os pequenos ... -
Desenvolvimento e retenção de talentos em pequenas empresas na construção civil
(2025)Resumo: Este trabalho investiga as estratégias viáveis e eficazes para o desenvolvimento e retenção de talentos em pequenas empresas do setor de construção civil. Diante dos desafios enfrentados por essas organizações, ... -
Coca-Cola : análise da comunicação para quatro gerações de consumidores
(2025)Resumo: Esse estudo analisa como a Coca-Cola adaptou a comunicação para quatro diferentes gerações, com base nas características sociais e de consumo de cada período. A partir da fundamentação, com teóricos de comportamento ... -
Aplicabilidade da inteligência artificial para alavancar o resultado da empresa
(2025)Resumo: Esse estudo teve como objetivo central analisar os impactos financeiros da aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas empresas, com ênfase na adoção de chatbots como ferramenta estratégica. Atualmente, as empresas ...