Itens para a visualização no momento 1-7 of 7

    • O conceito de educação em Kant baseado na obra sobre a Pedagogia 

      Guimarães, Sônia Maria Sousa (2013)
      Resumo: Na presente obra monográfica, aborda-se o conceito de educação formulada pelo filósofo Immanuel Kant, tendo como base a obra Sobre a Pedagogia. Kant considera educação como um processo, no qual deve ser iniciado ...
    • A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau 

      Ladeira, Karine Gomes (2017)
      Resumo: Emílio é considerado a obra mais importante de Rousseau, dela deriva sua tese de educação natural. A obra desagradou a sociedade europeia do século XVIII, por apresentar reflexões sobre a formação do homem, tratando ...
    • Educação ética na sociedade e na escola 

      Fagundes, Marciele Guimarães (2015)
      Resumo: Busca-se na Filosofia embasamento para a educação ética, já que pais e professores encontram dificuldade neste aspecto e atitudes não-éticas são cada vez mais observadas. Como apoio ao tema, o presente estudo traz ...
    • A filosofia como potencializador no processo de alfabetização 

      Lima, Miriam Martins de (2013)
      Resumo: A proposta dessa monografia tem como objetivo desenvolver com os alunos do Ensino Fundamental nas séries iniciais a abordagem das temáticas da Filosofia – a Ética e a Estética, a partir de histórias da Literatura ...
    • Filosofia e Ciência : a importância de "andarem juntas" no cotidiano escolar 

      León, Maria Eugenia Migues de (2011)
      Resumo: Esta monografia busca trazer fundamentos da filosofia e da ciência e como acontecem as relações entre estas no cotidiano escolar. No presente trabalho serão expostas concepções teóricas de pensadores como Dewey e ...
    • A infância, a educação e a filosofia : reflexões sobre o Programa de Lipman 

      Meister, Andréa Maria dos Santos, 1963- (2013)
      Resumo: Este trabalho intenta discutir a importância do pensamento e do significado para a infância. Focaliza o problema da experiência do pensar como princípio educativo e qualificador da educação. Considera a iniciação ...
    • Instituição escolar sob a perspectiva de Foucault e Goffman 

      Pierin, Tatiana Carnieri (2015)
      Resumo: Partindo do princípio que tanto Foucault quanto Goffman analisam a construção do indivíduo e seus saberes, a partir de padrões e regramentos impostos pela instituição, cujo processo se desenvolve em um espaço ...