Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 366
As políticas de educação especial no Estado do Paraná e a escola de educação básica na modalidade de educação especial
(2013)
Resumo: A presente pesquisa analisa a política de implantação da escola de educação básica na modalidade de educação especial no estado do Paraná, tendo como foco quatro escolas jurisdicionadas aos Núcleos Regionais de ...
Preditores neuropsicológicos na compreensão leitora em histórias em quadrinhos
(2014)
Resumo: A utilização de Histórias em Quadrinhos pode ser um importante recurso didático, mas há uma ausência na literatura da descrição completa do funcionamento neuropsicológico subjacente a ele e de evidências empíricas ...
A leitura e as formações discursivas na formação docente : entre o discurso da evolução biológica e as estratégias no ensino de ciências
(2012)
Resumo: Temos a leitura como um processo produtivo de circulação e legitimação de sentidos que se constituem historicamente por práticas sociais que obrigam a nos inscrever em algumas posições discursivas, em um sistema ...
Relações raciais em livros didáticos de ciências
(2011)
Resumo: Na presente pesquisa foram analisadas relações raciais em amostra de livros didáticos de Ciências voltados para as séries finais do ensino fundamental, distribuídos pelo PNLD de 2008 e 2011. Considerando as pesquisas ...
Instituto de Educação do Paraná : apropriações e representações no currículo de 1º grau, a partir da lei nº 5.692/71
(2014)
Resumo: A Lei nº 5.692/71 modificou a estrutura de ensino do país, na qual o curso primário e o antigo ginásio se tornaram um só curso, de 1º grau. Foi promulgada no contexto da ditadura civil-militar, sendo um dos principais ...
Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
(2014)
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar o discurso de licenciandos acerca da relação entre a linguagem do ensino de ciências e a linguagem da improvisação teatral, com o objetivo de observar que aspectos contribuintes ...
O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica
(2011)
Resumo:Esta pesquisa visa a trabalhar com provas em geometria em um ambiente dinâmico da perspectiva do papel do professor de ensino superior, em seu papel de formador do pensamento matemático. Assim, num primeiro momento ...
Conselho de classe : a historicidade de uma prática entre os fazeres ordinários da escola (1950-1990)
(2012)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o conselho de classe, prática historicamente construída entre os fazeres ordinários da escola. Para tanto, as produções acadêmicas, a legislação e em especial os registros ...
Vozes da educação no teatro, vozes do teatro na educação : diálogos bakhtinianos sobre a prática de montagem na universidade, a partir da análise enunciativa de memoriais de formação de teatro
(2011)
Resumo: Esse estudo, vinculado ao grupo de pesquisa Linguagem e Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objetivo compreender a montagem de espetáculos teatrais no contexto universitário, a partir dos ...
Ortega y Gasset x Theodor Adorno : perspectivas de filosofia e de educação para a conceituação de Emancipação Política
(2015)
Resumo: A tese se constitui como leitura metodológica dos textos orteguianos para, a partir de um registro temático, sistematizar perspectivas de Filosofia e de política para uma educação emancipatória. Dessa forma, a ...