• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Vozes da educação no teatro, vozes do teatro na educação : diálogos bakhtinianos sobre a prática de montagem na universidade, a partir da análise enunciativa de memoriais de formação de teatro

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Tese Jean Final.pdf (7.968Mb)
    Data
    2011
    Autor
    Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esse estudo, vinculado ao grupo de pesquisa Linguagem e Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objetivo compreender a montagem de espetáculos teatrais no contexto universitário, a partir dos enunciados presentes nos memoriais de formação em teatro da disciplina Prática de Montagem III, do Bacharelado em Teatro-Interpretação da Universidade Regional de Blumenau/SC (FURB). A análise é realizada na perspectiva enunciativa da linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin. Os dados apontam para enunciados que acentuam ora as vozes da educação no teatro, ora as vozes do teatro na educação. Os enunciados abordam, entre outras reflexões, os imaginários sociais de professor, a autoridade docente, a avaliação em teatro, a sala de aula de teatro, os processos colaborativos de criação cênica, a encenação teatral e o teatro de grupo, possibilitando a compreensão da prática teatral na universidade como um jogo de relações dialógicas, no qual diferentes vozes ecoam, se entrecruzam, se reconhecem e se dispersam. Como nesse processo educação e teatro estão imbricados, o encontro de vozes é intrínseco à esfera universitária de formação superior em teatro, e aponta para conflitos, jogos de força, esmaecimentos enunciativos e movimentos de alteridade.
     
    Abstract: This study, linked to the research group Language and Education, of the Universidade Federal do Paraná (UFPR), aims to understand the theatrical production in the university context from the speechs contained in memorials training of theater of the discipline Prática de Montagem III, Bacharelado in Teatro-Interpretação of the Universidade Regional de Blumenau / SC (FURB). The analysis is conducted from the perspective of language proposed by the Bakhtin Circle. The data point to speechs that emphasize either the voices of education in the theater, as the voices of theater in education. The enunciations bring, among other considerations, the teacher's social imaginaries, teacher's authority, the assessment in theater, the classroom of theater, the collaborative processes of scenic's creation, the staging in theatre and the theater of group, enabling the understanding of the theater's practice at the university level as a set of dialogical relations in which different voices are echoing, intersect, recognize and disperse. As this process education and theater are intertwined, the gathering of voices is intrinsic to the university level higher education in theater, and points to conflicts, power games, washouts enunciative and movements of otherness.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/26393
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV