Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 19
A gestão democrática como elemento de qualidade na educação infantil : a percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba
(2021)
Resumo: A presente pesquisa tratou do princípio constitucional da gestão democrática como elemento de qualidade para as escolas de educação infantil a partir da percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação ...
Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
(2021)
Resumo: A vida universitária possui seus desafios, e muito se fala sobre a dificuldade de os alunos terminarem o curso que escolheram. Geralmente são enfatizados os aspectos negativos e patológicos, porém pouco se fala ...
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
(2021)
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma investigação em educação, na qual uma professora acompanha trajetos de processos de criação e resistência de estudantes secundaristas na escola e outros territórios. Através de ...
A curadoria de conhecimento como dispositivo pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental : desvelando a dodiscência em narrativas docentes on-line
(2021)
Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino, na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa a percepção de ...
Meta-criatividade na educação : perspectiva complexa
(2021)
Resumo: A partir da Teoria da Complexidade, perspectiva de Edgar Morin, e da Teoria da Transdisciplinaridade sustentamos tese de haver necessidade da discussão relativa a um meta-criar que possibilite o resgate da criatividade ...
Educação híbrida na formação de professores : contribuições e implicações das pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisão
(2021)
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investigou a Educação Híbrida nos processos formativos de professores no contexto da formação docente no Brasil a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições e ...
O programa de desenvolvimento educacional (PDE) e a formação continuada dos professores e professoras de filosofia no Estado do Paraná de 2007 a 2021
(2021)
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a formação continuada dos professores e professoras de filosofia do Paraná de 2007 a 2021 por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR) nos limites do estado ...
Percursos de uma pedagoga Yacumama por vir
(2021)
Resumo: Na sociedade atual, marcada pela cultura tecnológica e científica, consumo exacerbado, imediatismo em resolver questões que muitas vezes precisam do amadurecimento do tempo para ser encaminhadas, são constantes os ...
Indicadores de qualidade da educação : um debate sobre trajetórias escolares
(2021)
Resumo: Compreende-se que a análise das trajetórias escolares permite observar as dimensões de acesso, permanência e conclusão de escolarização de adolescentes e jovens ao longo dos anos finais do ensino fundamental e do ...
Narrativas educacionais quilombolas em programas de pós-graduação na Universidade Federal do Paraná
(2021)
Resumo: Esta dissertação teve como principal intuito investigar as narrativas de quilombolas ingressos nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Alguns estudos mostram a presença, ainda que pouca, ...