Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 42
Concepções e práticas inovadoras na escola contemporânea : contribuições para o desenvolvimento profissional docente
(2018)
Resumo: A presente dissertação, investiga os professores que desenvolvem práticas inovadoras em escola públicas e particulares, para identificar concepções, metodologias e estratégias de ensino que dão suporte a este avanço, ...
O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica
(2011)
Resumo:Esta pesquisa visa a trabalhar com provas em geometria em um ambiente dinâmico da perspectiva do papel do professor de ensino superior, em seu papel de formador do pensamento matemático. Assim, num primeiro momento ...
O professor/gestor e tecnologias de comunicação e informação : dimensões expostas nas demandas da formação
(2017)
Resumo: As limitações das Políticas Públicas locais para a formação continuada dos profissionais da educação, que consigam interpretar o momento, a mobilidade de tempo e espaço que vivenciamos, ampliada pela inserção das ...
Prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
(2018)
Resumo: O contexto desta pesquisa foi uma escola confessional da cidade de Curitiba, cujo Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como pilares de construção os fundamentos da educação jesuítica, o paradigma emergente e os ...
Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
(2019)
Resumo: Este trabalho analisa questões relativas ao processo de adesão ao magistério das professoras da rede municipal de educação de Guaratuba/PR, em relação ao habitus, à escolha profissional, ao tempo de carreira e às ...
A pesquisa em processos formativos de professores do campo : a licenciatura em educação do campo na UNIOESTE (2010-2014)
(2018)
Resumo: Investiga a presença e o papel da pesquisa na formação de professores do campo em regime de alternância na experiência da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), ...
Formação continuada on line de professores e pedagogos : contribuições teóricas do pensamento complexo
(2019)
Resumo: A presente pesquisa, do Programa de Pós-Graduação, Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná, tem por objetivo geral analisar possíveis contribuições para a prática pedagógica de um curso de formação ...
Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para utilização, integração e apropriação das tecnologias digitais à prática de sala de aula
(2018)
Resumo: A presente pesquisa investigou um contexto de formação continuada no âmbito das tecnologias digitais aplicadas à educação, desenvolvida junto a professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I (1.º ao 5.º ...
Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
(2019)
Resumo: Parece claro que nas últimas décadas houve avanço no processo de luta por direitos e reconhecimento da contribuição cultural do povo negro afro-brasileiro. Na atualidade, as brumas de um quase retrocesso ameaçam e ...
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) e a prática pedagógica : reflexões a partir de um curso de extensão com professores da educaçõ básica
(2018)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ...