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dc.contributor.authorGresele, Wanderson Dutra
dc.contributor.otherBulgacov, Yara Lucia Mazziotti
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T19:47:36Z
dc.date.available2015-11-16T19:47:36Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26595
dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 23/09/2011
dc.descriptionInclui referências
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e analise organizacional
dc.description.abstractResumo: O estudo parte da preocupação em analisar como seu deu a construção de sentidos e suas implicações para a identidade organizacional em tomadas de decisão na Cooperativa Agroindustrial Consolata (COPACOL). Como guia teórico adotamos os delineamentos sobre identidade organizacional desenvolvido por Albert e Whetten (1985), Ciampa (1998) e Weick (1995), e sobre construção de sentidos, nas concepções de Weick (1995). Com o quadro teórico sobre construção de sentidos buscamos ver a influência da identidade nas tomadas de decisões, mas também como a decisão influencia a identidade da organização (MILLS, 2003). Quanto às escolhas metodológicas o delineamento de estudo foi abordagem qualitativa, com estratégia de pesquisa de estudo de caso, natureza descritiva, com um corte de tempo retrospectivo, unidade de análise nas decisões estratégicas realizadas pelos praticantes e, por fim, o nível de análise foi organizacional. Como método de coleta de dados, utilizamos primeiramente documentos, posteriormente entrevistas semiestruturado, também consideramos as conversas informais, observação não participante e vídeos. Para a análise utilizamos a análise de narrativas descrito em Gibbs (2009) e a proposta metodológica de apreensão de sentidos desenvolvida por Aguiar e Ozella (2006). Já quanto aos resultados iniciamos com a apresentação do caso, compreendendo sua história, área de atuação, estrutura funcional e suas ações sociais. Os resultados apontaram que a identidade organizacional da Copacol – Cooperativa Agroindustrial Consolata, sediada na cidade de Cafelândia, Oeste do Paraná, é de uma cooperativa que busca uma diversificação e verticalização nos negócios como um meio de responder as dificuldades encontradas pelos produtores, buscando com isso resultados econômicos e sociais para associados e toda a comunidade, principalmente para os mini e pequenos agricultores. Os resultados também mostraram que as principais decisões estratégicas que envolveram a Cooperativa são: a decisão de fundação, de não incorporação à COOPAVEL, filiação a SUDCOOP e COTRIGUAÇU, implantação do Complexo Integrado Avícola, entrada no setor supermercadista e, por fim, a implantação do Complexo Integrado de Peixe. Vimos também, com ajuda do quadro teórico sobre construção de sentidos, que identidade da Copacol, que está em contínua construção (contínuo), foi pontuada por eventos (sinais) - tais como a necessidade de energia elétrica, comercialização de grãos e intempéries climáticas; fazendo com que as pessoas agissem (construção na ação) - fundando a Copacol e desenvolvendo atividades de diversificação, gerando uma maior interação das pessoas (social) - por meio de reuniões e assembléias; com decisões tomadas não sobre escolhas ótimas, mas sim sendo suficientes (plausível) para com seus objetivos, dos quais seus resultados só podem ser percebidos posteriormente (retrospectivo). Por fim, com base na identidade organizacional e na construção de sentidos, reconhecemos que as decisões tomadas vão ao encontro da identidade organizacional do caso em estudo, assim tanto a identidade organizacional condicionou suas decisões como as decisões ajudaram a manter sua identidade.
dc.description.abstractAbstract: The study begins with a concern to analyze the how was the sensemaking process and its implications for organizational identity in decision making at the Cooperativa Agroindustrial Consolata (COPACOL). As a guide we adopted the theoretical designs on organizational identity, developed by Albert and Whetten (1985), Ciampa (1998) and Weick (1995), and on the sensemaking process, in the conceptions of Weick (1995). With the process of sensemaking, we seek to influence the identity in the process of decision making, but also how the decision affects the identity of the organization (Mills, 2003). The study design was a qualitative approach to research strategy case study, descriptive, with a retrospective look of time, analysis unit in the strategic decisions made by practitioners and, ultimately, the level of analysis was in the organizational. As a method of data collection used firstly documents, later semistructured interviews, we also consider the informal conversations, non-participant observation and videos. For the analysis we used the narrative analysis described in Gibbs (2009) and methodological proposal apprehension of meaning developed by Aguiar and Ozella (2006). We begin our results with the presentation of the case, including its history, industry, structure and its social actions. The results indicated that the Copacol – Cooperativa Agroindustrial Consolata, organizational identity’s, at Cafelândia, west State of Paraná, is a cooperative that seeks a business diversification and vertical integration as a way of responding to the difficulties encountered by producers, thereby seeking economic and social outcomes for members and the community, especially for the mini and small farmers. The results also showed that the major strategic decisions involving the Cooperative are: the decision of the foundation, not incorporation into COOPAVEL, join the SUDCOOP and COTRIGUAÇU, implementation of the Integrated Complex of Chicken, entry into the supermarket sector and, finally, the implementation of Integrated Complex of Fish. We also saw that Copacol identity’s, which is in continuous construction (ongoing), was punctuated by events (cues) - such as the need for energy, commercialization grain and bad weather, causing people to act (enactment) - founding and developing diversification activities, generating greater interaction between people (social) - through meetings and assemblies, with decisions wasn’t about optimal choices, but was sufficient (plausible) to their goals, which their results can only be seen later (retrospective). Finally, based on organizational identity and the sensemaking process, we recognize that decisions taken are in line with the organizational identity of the case study, and both, organizational identity conditioned their decisions and the decisions have helped to maintain their identity.
dc.format.extent152f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectClima organizacional
dc.subjectProcesso decisorio
dc.subjectAgroindústria - Administração
dc.subjectCultura organizacional
dc.subjectTeses
dc.subjectAdministração
dc.titleIdentidade organizacional e construção de sentidos em tomadas de decisão : um estudo de caso na Cooperativa Agroindustrial Consolata (COPACOL)
dc.typeDissertação


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