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dc.contributor.authorSasso, Wilson Rodrigues da Silvapt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Patricia da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduaçao em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2011-04-27T12:41:16Z
dc.date.available2011-04-27T12:41:16Z
dc.date.issued2011-04-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25544
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as relações entre os universos do crime e não-crime, em Cidade de Deus, o livro de Paulo Lins e o filme homônimo de Fernando Meirelles. Estas duas configurações são representadas nas obras como núcleos sociais, os bandidos, traficantes, estupradores e assassinos; e os não-bandidos, estudantes, trabalhadores e donasde- casa, moradores do condomínio Cidade de Deus. Desta forma, confrontamos as duas obras e suas relações e representações destes dois núcleos sociais, como foram construídas narrativamente. O crime remetendo a um distanciamento e frieza do narrador literário enquanto que o não-crime ganha tons poéticos e conjunções autobiográficas. No filme, Meirelles cria o que se poderia identificar com o equivalente, no plano do discurso literário, a um narrador m 1ª pessoa, proximando-se e ao mesmo tempo afastando-se do material narrado, mas mantendo sempre um ritmo crescente de envolvimento com o espectador com recursos de edição e filmagem com câmera na mão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTeses - Letraspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCriminalidade urbanapt_BR
dc.subjectViolenciapt_BR
dc.titleCidade de Deuspt_BR
dc.typeTesept_BR


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