Search
Now showing items 1-9 of 17
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ...
Lendo emoções : efeitos de uma intervenção envolvendo a empatia e a compreensão leitora em estudantes do ensino fundamental
(2022)
Resumo: O processo de ensino e aprendizado desenvolvido nas escolas brasileiras, atualmente, deveria promover uma intersecção entre componentes cognitivos e socioemocionais. Neste contexto, há uma lacuna no cenário nacional ...
Educação socioemocional em escolas de ensino fundamental e médio
(2021)
Resumo: Os objetivos do sistema nacional de ensino, descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacam que mais do que apenas garantir o acesso e permanência na escola, é necessário que a aprendizagem dos estudantes ...
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais : uma pesquisa-ação orientada pelas propostas criativas de Gianni Rodari
(2022)
Resumo: Encaminhar e avaliar a produção escrita das crianças sempre se apresentou como um tema desafiador em sala de aula. Mais ainda no que diz respeito às propostas de correção e de reescrita dos textos por elas construídos. ...
Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
(2023)
Resumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por ...
Os multiletramentos e a multimodalidade do infográfico no ensino fundamental : uma proposta de formação docente para o contexto digital
(2023)
Resumo: A presente pesquisa partiu da reflexão que a ações educativas dos letramentos precisam trazer significado para a leitura e a escrita, pois envolver neste processo as relações sociais e culturais presentes no cotidiano ...
A atribuição de sentido temporal à natureza em narrativas históricas de jovens estudantes do ensino fundamental
(2023)
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação com as questões ambientais e com a destruição do planeta Terra tem se intensificado de forma significativa. Eventos climáticos extremos, aumento do nível do mar, desmatamento acelerado ...
Programa DIGA : avaliação de processo de uma intervenção para a promoção da responsabilidade social em escolas de ensino fundamental
(2024)
Resumo: Esta tese investigou as condições necessárias para a fiel integração de um programa de educação socioemocional no contexto escolar. A pesquisa foi estruturada em três estudos que acompanharam a implementação do ...
Formação histórica em currículos de ensino fundamental
(2023)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os componentes epistemológicos dos currículos de História dos Anos Iniciais e sua capacidade formativa. A pesquisa explora a relação entre conhecimento e modo de produção, ...