• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANE CRISTINA OLIVEIRA ALVES.pdf (655.9Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Alves, Juliane Cristina Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A regulação emocional do professor de pré-escola influencia diretamente a saúde mental, o desempenho, a aprendizagem dos alunos e, a relação professor-aluno. Essa se faz presente em programas de intervenção e formação voltados a esse público. A partir disso, foi utilizado o método de revisão de escopo da literatura, com o objetivo de mapear o que pesquisas dos últimos cinco anos evidenciaram sobre o tema, em três bases de dados: Periódicos Capes, PsycInfo e Google Acadêmico, utilizando-se dos descritores: emotional regulation, teachers, kindergarten and preschool. Ao total, foram identificados 340 estudos, porém, após a triagem, apenas 26 foram selecionados. Os resultados identificaram o total de 15 países que realizaram pesquisas sobre a temática, dos quais 11 encontram-se em níveis muito elevados e quatro em nível elevado de desenvolvimento humano, segundo a Organização das Nações Unidas. Nos últimos cinco anos, a média de publicações por ano resultou em 5,2. A principal estratégia evidenciada pelos estudos foi a reavaliação cognitiva. Ademais, foram identificados entre as publicações, três temáticas principais que relacionam-se entre si: Implicações da regulação emocional na dinâmica do professoraluno; Fatores do ambiente, clima de trabalho, estresse e vertentes da saúde; Gestão e estratégias vinculadas às dimensões da regulação emocional. Para tanto, concluiuse que o tema de regulação emocional de professores de pré-escola tem sido explorado de forma abrangente com enfoques diversificados. Ressalta-se, ainda, a carência de estudos que abordem o tema de regulação emocional, vinculados aos maus-tratos infantis praticados por professores.
     
    Abstract: This study considered the importance of the emotional regulation of preschool teachers, as it directly influences mental health, performance, teacher performance, student learning, and the teacher-student relationship, and that it is present in intervention and training programs aimed at this public. Based on this, the literature scope review method was used, with the objective of mapping what research from the last 5 years has evidenced on the theme in 3 databases: Periódicos Capes, PsycInfo, and Google Acadêmico. Using the descriptors: emotional regulation, teachers, kindergarten and preschool. A total of 340 studies were identified, but after the screening only 26 were selected. The results identified a total of 15 countries that carried out research on the subject, 11 of which are at very high levels, and 4 at high levels of human development, according to the United Nations. In the last 5 years the average number of publications per year was 5.2. The main strategy evidenced by the studies was cognitive reappraisal. Furthermore, it was identified among the publications, 3 main themes that relate to each other: Implications of emotional regulation in the teacher-student dynamic; Factors of the environment, work climate, stress, and health aspects; and Management and strategies linked to the dimensions of emotional regulation. To this end, it was concluded that the theme of emotional regulation of preschool teachers has been comprehensively explored with diversified approaches. It is also emphasized the lack of studies addressing the issue of emotional regulation linked to child maltreatment practiced by teachers.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87849
    Collections
    • Dissertações [1008]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV