Utilização dos influenciadores digitais : um estudo de caso com as 10 maiores marcas de veículos no Brasil
Abstract
Resumo: Diante do cenário da profissionalização dos influenciadores digitais, sua capacidade de mudar uma ação ou comportamento de um indivíduo por meio da exposição de sua vivência e opiniões. O propósito deste estudo buscou identificar, no setor
automotivo, com as marcas mais vendidas no Brasil, a utilização desta estratégia do marketing de conteúdo nas mídias sociais com os influenciadores digitais. Sua estrutura e metodologia escolhida delimita-se a um estudo de caso, com a análise de conteúdo das publicações nos perfis oficiais das marcas elencadas, em um recorte temporal. A partir da análise dos dados, foi possível identificar a utilização dos influenciadores para a construção de marca, comunidade e incentivo a vendas, por meio de conteúdo em formato de relatos, review, test drive, com apoio de autoridade do setor, divulgação de lançamentos e para a personificação das ações de marketing promocional e social. Por meio desses achados e em correlação às teorias delimitadas, conclui-se que os influenciadores digitais são uma ferramenta que possui um potencial de criar atalhos nas conversas entre marcas e consumidores e que, pelo mapeamento das ações, foi possível estabelecer as estratégias e formas de persuasão utilizada por eles.
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- MBA em marketing [294]