Relações de gênero e diversidade sexual na educação do campo : a experiência da Escola Vinte e Cinco de Maio em Fraiburgo - Santa Catarina
Resumo
Resumo: O trabalho aqui disposto busca compreender como a escola do campo trabalha as questões de gênero e diversidade sexual na sua prática pedagógica no ensino médio técnico integrado, tendo como referência a experiência da Escola Vinte e Cinco de Maio de Fraiburgo, Santa Catarina. De forma específica objetiva: (1) Identificar as problemáticas de gênero e diversidade sexual no cotidiano pedagógico da escola, na perspectiva das/os educandas/educandos e educadoras/educadores; (2) Analisar em que situações se manifestam as problemáticas de gênero e diversidade sexual no espaço escolar, identificando avanços, limites, contradições e retrocessos; (3) Verificar na formulação do projeto da Educação do Campo como aparecem a questão de gênero e diversidade sexual; (4) Verificar se e como a investida do Movimento Escola Sem Partido para a exclusão da temática gênero e diversidade sexual do currículo escolar tem influenciado a prática pedagógica dos professores da escola. A pesquisa foi feita por meio da observação participante, a partir de entrevistas com professoras/es, gestores e os/as estudantes da escola, da análise de documentos oficiais, e da revisão de literatura da temática no contexto da educação escolar e, em específico, da Educação do Campo. O estudo apontou fragilidades, mas também avanços, a exemplo dos documentos da rede estadual de educação que subsidiam o debate nas escolas. Além das demandas que se apresentam, identificou-se a "quase" ausência de debates da temática na Educação do Campo em documentos que estão em circulação, produzidos por movimentos sociais, bem como no espaço acadêmico. Mas, por outro lado, pode-se identificar uma área emergente, que vem se constituindo a partir de pesquisas acadêmicas que têm discutido e articulado educação do campo, relações de gênero e diversidade sexual. Abstract: The work presented here seeks to understand how the countryside school works the issues of gender and sexual diversity in its pedagogical practice in integrated technical high school, having as reference the experience of the Vinte e Cinco de Maio School in Fraiburgo, Santa Catarina. Specifically, it aims: (1) Identify the problems of gender and sexual diversity in the pedagogical daily life of the school, from the perspective of students and educators/ educators; (2) Analyze in which situations gender and sexual diversity issues are manifested in the school space, identifying advances, limits, contradictions and setbacks; (3) Verify in the formulation of the Countryside Education project how the issue of gender and sexual diversity appear; (4) Verify whether and how the onslaught of the School Without Party Movement to exclude gender and sexual diversity from the school curriculum has influenced the pedagogical practice of school teachers. The research was based on participant observation, interviews with teachers, managers and students of the school, the analysis of official documents, and the literature review of the theme in the context of school education and, in particular, of the Countryside Education. The study pointed out weaknesses, but also advances, such as the documents from the state education network that subsidizes the debate at the schools. In addition to the demands presented, it was identified the "almost" absence of debates in the Countryside Education in documents that are in circulation, produced by social movements, as well as in the academic production. However, on the other hand, it can be seen an emerging area, as a result of academic research that have discussed and articulated countryside education, gender relations and sexual diversity.
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